quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Paradoxo da Beleza


Desde os tempos mais remotos, que a beleza feminina causa controvérsias. Na china antiga, por exemplo, as meninas a partir de seus seis anos, tinham os seus pés enfaixados, e usavam sapatos com a numeração menor, conforme elas iam crescendo, os pés iam se deformando. Na fase adulta essas meninas tinham dificuldade para andar e, esse sacrifício era em sinal da beleza estética na época.

No início do século XX nos Estados Unidos e Europa, as mulheres usavam espartilhos que limitavam seus movimentos e causava uma série de problemas de saúde, incluindo insuficiência respiratória, atrofiamento dos músculos das costas e deformação do estômago e fígado. Isso tudo para ter uma cinturinha de “Pilão” e, esconder aquele pneuzinho.

Em algumas regiões da Ásia e da África, existem as “mulheres girafas”, que usam argolas no pescoço. Essas argolas representam classe social, sinal de vaidade e, de feminilidade para as mulheres daquela região. Algumas vezes deixam as usuárias deficientes e dependentes de seus maridos.

Daí vem à pergunta que não quer calar... Sinal de beleza ou submissão, imposta pelo sexo masculino?

Na antiguidade a coisa era diferente, e as gordinhas eram veneradas como símbolo de beleza. Um homem da época não se interessava por uma Marlyn Monroe da vida, pois, ser magro era sinal de doença e pobreza, pois era magro, pois não tinha o que comer.

Se antigamente as mulheres tinham que se entupir de torresminho para manter a forma, não é a cena que se vê nos dias atuais, onde se existe um culto a magreza esculpida e exagerada. E esse conceito já é introduzido já na infância, pois as bonecas Barbies e as Suzis são tão magras que até parecem anorexias.

Um corpo magro é sinal de beleza, um protótipo de sucesso. Imagem que fora criada pela sociedade, que estabeleceu esse padrão como beleza absoluta.

Hoje as mulheres buscam a forma física ideal, a preço de dietas infindáveis, muita academia, lipoaspiração e drenagens ninfaticas, para conseguir enfim, sumir com a maldita celulite.

Mas acreditem meninas, só quem pode se dar o luxo de usar fio dental sem celulite é travesti (o Ronaldo, que o diga). E às vezes nós homens até preferimos umas gordurinhas para pegar, ao invés de um ossobuco de passarela.

E viva Venus Willindor Flarge(foto acima), a gostosona da pré-história!!!

13 Comments:

Rodrigo Araújo said...

Mulher magra só é boa pra ohar mesmo...

Na hora de pegar as fofinhas são bem melhores!!!

Alexandre Silva said...

É um paradoxo mto fdp esse. Pq tem horas q eu ñ entendo, uma hora quem é "bonita" é a anoréxica, outra a Mulher Melancia com aquela bunda obesa... acho que inventam tantos paradoxos e conceitos de beleza que a própria mídia se perde. Já falei isso uma vez, da comparação entre a Preta Gil e a Melancia... quem é a gorda?? A 2ª é bem mais q a primeira...isso causa é um nó na cabeça dessas meninas, principalmente as adolescentes sem opinião formada que busca essa "aceitação" por parte dos outros.

Pô, a Vênus é mó tchutchuca hein... tipo a Thuga das historinhas do Piteco, hehehehe
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Alexandre Silva said...

Tava (re)lendo aqui o post "Legal seu blog, passa no meu" e lá embaixo achei o seguinte comentário, nem sei se vc viu:

Oi
Legal mesmo seu blog
è realmente muito legal,recebermos comentários em nosso blog
Valeu
Abtação
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkk

SENSACIONAL!!

Jonathan Flexa said...

Conheço mulheres que nem ligam pra esse estereótipo. A busca pela forma ideal de hoje não se deve apenas à Barbie ou ao machismo. A frágil personalidade de algumas mulheres contribui para isso, encontram na indústria de cosmético e na moda, respectivamente, produtos e pessoas em quem se espelham.

Wander Veroni Maia said...

Oi, Kadan!

A mulherada bem que poderia sair dessa neura de ficar magra...hehehe...vc disse tudo: ninguém quer um ossobuco da vida...hehehe...a mulher tem que se ceitar como é. Se é magra ou quer ser magra tem que ser para si e não para os outros. Parabéns pela crítica!

Abraço

Babo said...

Mulher hoje se preocupa muito com a opinião de outras mulheres. Não gosto das magrelas.

Abs,

Babo

Taty Maria said...

Eu tenho uma opinião que muitos talvez possam me chamar de alienada, tudo bem, que beleza depende do ponto de vista de cada um,porém ninguém gosta de coisa feia, pode ser gordinha ou magrinha, mas acho q devemos sim lutar, ir em busca do belo, de uma boa auto-estima, ser obeso não é uma coisa legal,até pq faz muito mal a saúde, e te impede de fazer muitas coisas na vida e provaca alguns constrangimentos ,como um ex bobo (para nós magrinhos) não atolar na roleta do ônibus.

Homenzinho de Barba Mal feita said...

Entendo seu ponto de vista Taty, a obesidade é um caso de saúde e que deve ser tratado como tal.
Mas a questão que eu coloquei no post, foi a questão do padrão de beleza estético, tem pessoas que não conseguem serem magrinhas, é uma questão muito mais genética, do que força de vontade em emagrecer.
Tem casos de garotas, que entram em depressão ou até mesmo comete o suicídio, pelo fato de não se aceitar como é.
Tanto é que casos de bulimia e anorexia, vem subindo a cada ano.

Junior Vianna said...

Cara encontei seu blog por acaso
mais me diverti muito um humor bastante inteligente de certa maneira ri e recomendei o blog
parabens homemzinho!!!
junior vianna
Oeiras-PI

Junior Silva said...

Olá, Kadan

Essa busca pela perfeição, pelo padrão de beleza, pela coisa institucionalizada e algo que me deixa as vezes perplexo. Isso só ajuda a gerar preconceito.
Tudo bem que ter um corpo saudável é o ideal, mas virar uma coisa obsessiva é preocupante.

E eu também prefiro as gordinhas... rs

Abraços.

said...

Sinal de beleza não é submissão imposta pelo sexo masculino e sim imposta pela sociedade em geral.
Viver de dieta é uma sina que as mulheres vivem, sei bem disso.
E essa história de que vcs homem gostam de 'carnes'... tenho minhas dúvidas... rs
Bjs

Bala Salgada said...

Tem um meme pra você aqui ó:

http://www.balasalgada.net/2009/04/hacker-invade-computador-e-salma-hayeck.html

Unknown said...

Gostei muito do seu Blog Sr. H. de barba mal feita.
Estava passando por acaso e vi o seu post sobre a beleza. Gostei tanto que vou usar o seu texto (Com a sua permissão)rsrs em minha aula de filosofia. O tema é Estética e esse texto caiu feio uma luva.

Parabéns pelo Blog.
P. S. Concordo com você em gênero, número e gral. rs
Bjs.

BlogBlogs.Com.Br