segunda-feira, 16 de março de 2009

Rapidinhas

Por que o galo canta ao amanhecer?


Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem somente um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

____________________

Festa de Aniversário


* "Aniversário" é uma palavra latina que significa "aquilo que volta todos os anos". "Anniversarius" vem de "annus" (ano) e "vertere" (voltar), ou seja, aquilo que se faz ou que volta todos os anos.
* O bolo de aniversário parece ter surgido na Grécia, em homenagem a Artemis, a deusa da caça, reverenciada no dia 6 de cada mês. Dizia-se que as velas representavam o luar.

* Na Idade Média, esse costume chegou à Alemanha. Os camponeses faziam festas infantis que começavam ao raiar do dia. As velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo.
* Naquele tempo, o número de velinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais - sinal da luz da vida.

___________________

Por que, na Inglaterra, se dirige com a mão direita no volante e pelo lado esquerdo da rua?


Na verdade, duas práticas antigas foram as responsáveis pela determinação deste costume. A primeira vem da época dos duelos de cavalaria. Para enfrentar seus oponentes, os participantes carregavam as lanças com a mão direita. E a outra consistia, na verdade, em uma conduta defensiva: se um homem cruzasse com um estranho em uma estrada estreita, o mais sábio seria deixá-lo passar pela direita, porque assim se poderia sacar a espada facilmente caso houvesse uma tentativa de ataque por parte do desconhecido. A tradição acabou sendo mantida no ato dirigir.


Fonte: Guia dos Curiosos

7 Comments:

Flavio DesVínculos said...

a do galo é boa, vou adotar tal prática em casa, não pelo comando, mas pra mostrar que estou vivo ainda.... hehehe

Eu amo a E.Y. said...

Interessante a razão pela qual os ingleses dirigem do lado invertido. Não fazia a mínima idéia. Pensava que era mania de querer ser diferente.

Um abraço!

Bala Salgada said...

Acho que nunca te falei isso mas adoro seu blog, super variado e interessante.
Que gracinha, não sabia que o galo cantava pra isso. Adoro o mundo animal.

Uma ótima semana amigo.

30 e poucos anos. said...

Por isso q eu caio da cama cedo e saio gritando pela casa ... até tomar uma panelada na cabeça e perceber q quem manda é a patroa !!!!

Leo Pinheiro said...

Ah, Aniversário vem de annus... Por isso que o meu é sempre uma merda! Só ganho presente ruim... Hehe

Tá bom, o comment não foi dos melhores, mas... Eu vim aqui de livre espontânea vontade. Apareça de vez em quando no meu blog tb, Kadan! (independente dos joguinhos) Abç

Vanessa said...

Galo cantando me lembra interior, acordar cedo, café quentinho e docinho e pão com queijo...
Dorei!

Joshua said...

N conhecia essa teoria do galo. A questão dos ingleses é muito interessante, eu pensava que era por outro motivo. Nem imaginava que era um "costume".

BlogBlogs.Com.Br