sábado, 21 de março de 2009

A marola que virou uma onda


O temor do governo petista se confirmou, devido à crise financeira a popularidade do governo lula teve uma queda.

Pesquisas do Instituto Datafolha e do Ibope divulgadas apontam queda na avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto o Datafolha revela queda de cinco pontos percentuais na aprovação, de 70% para 65% em relação a novembro, o Ibope aponta que 73% aprovavam o governo em dezembro; agora, eles são 64%, uma queda de nove pontos.

Segundo a pesquisa, a porcentagem dos que concordam com a frase do presidente de que a crise, se chegasse aqui, seria apenas "uma marolinha", também caiu, de 42% para 35%. Já os que acreditam que a crise não será tão amena são agora 50%, contra 39% em novembro.

Segundo a pesquisa CNI/Ibope, a crise é o tema mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados. Em dezembro, 62% avaliavam como "ótima" ou "boa" a atuação do governo. O percentual recuou 15 pontos e está, agora, em 47%.

O desemprego é o aspecto que mais preocupa os brasileiros, enquanto as perspectivas em relação à inflação e à renda permanecem, nos mesmos patamares da pesquisa anterior.

Subiu de 29% para 37% o percentual dos que afirmam já sentir os efeitos da crise em seu dia-a-dia. Menos pessoas acreditam que a crise será superada ainda este ano, de 51% para 32%, que pensavam assim há três meses.

Para não dizer que o PT só teve notícia ruim, segundo a mesma pesquisa, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, voltou a crescer, de 3 a 4 pontos percentuais.

Mesmo com o aumento da popularidade da ministra Dilma, quem está feliz da vida, com esses números é a oposição dos tucanos. Que vê nos resultados negativos, uma brecha maior, para que o PSDB possa assumir a presidência em 2010.

Lula tem que rezar muito para que Obama, possa dar um jeito nessa crise, para que a população não associe a crise financeira ao PT, para que assim, Dilma possa subir nas pesquisas, para chegar com força para disputar o segundo turno nas eleições de 2010.


Fonte: Folha

8 Comments:

Eu, Thiago Assis said...

Há de se considerar que naquela época da primeira pesquisa tudo o que se falasse a respeito da crise era mera suposição. Ainda hoje se tem duvidas sobre a crise e o alcance que ela pode ter, imagina em novembro..


www.thiagogaru.blogspot.com

Gabriel Vinicius de Oliveira Alves said...

Isso da marolinha ferrou mesmo o Lula, mas acredito que nessa crise financeira toda o Brasil ainda vai se dar muito bem! Vamos manter o otimismo que tudo há de melhorar...

A crise só piora com essa onda de pessimismo... Mas claro que, devemos manter o otimismo dentro da realidade e não ficar dizendo coisas desse tipo que tudo é uma "marola"...

Abraços

Eu amo a E.Y. said...

Quem tinha o sonho de fazer concurso neste ano, é bom ir se preparando para 2010. Vai ser difícil rolar alguma coisa. Acho que o Lula vai começar a trabalhar a população para aceitar passivamente que ele não teve culpa de nada, que a crise veio de fora. Se a popularidade não mudar muito, acho que pode vir até o terceiro mandato por aí.

Um abraço!

Anônimo said...

e eu rezo para que isso não aconteça amigo!!! Lula está se tornando um prato indigesto!!!

Anônimo said...

Acho incrível é a popularidade dele cair agora, eu não votei porque nunca gostei mas fazer o que né.

sacodefilo said...

Que não era uma marolinha a gente já sabia, mas eu acho que isso não vai afetar muito a popularidade do Lula não.

A princípio, a crise produz um efeito devastador em termos psicológicos. Talvez maiores do que os efeitos reais, mas isso tende a se dissipar com o tempo, até porque o maior interessado nessa história (EUA) já está colocando trilhões de dólares para aplacar os impactos...

Até a eleição, já voltamos a programação normal.
Abs

Deni said...

Se virar tsunami estamos fudidos então
aoijsoiajsoiajiasnão doe seu FGTS não.
a naum ser q vc cobre juros e correções monetárias e txas mais q abusivas *-.-*

vender suas férias ?
jamais!..
é bom ficar d férias pras pessoas invejosas acharem q vc foi alvo da crise
asjoaijsoiajsoias..

tem novidades no blog do aniversariante q vos escreve..
xD~
sabes q é bm vind lá viow!.

www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

abraço e ótima terça!

=]]~

Leo Pinheiro said...

Nem fazendo lipo, sendo ajudada pelo Lula ou por Obama a Dilma sobe!

Só chamando São judas Tadeu...

Aquele das causas impossíveis.

BlogBlogs.Com.Br