sábado, 3 de janeiro de 2009

Ressaca e seus efeitos




Realmente eu demorei um pouco para atualizar o meu blog. Mas o motivo não tem nenhuma relação com o post em si (Se bem que o Red Label da virada não me fez muito bem no dia seguinte...rs).

Eu ia escrever um post sobre o Hugo Chávez, mas devido uma reportagem na Record, que dizia que 80% dos registros nos hospitais de Goiânia, tinha como causa o abuso de álcool, mudei de idéia.

Essas pessoas deram entrada no hospital, para tomar uma injeção de glicose. A glicose tem a função de manter a pressão estável. O fígado se regenera sozinho, mas quando se bebe rápido, o fígado não consegue absorver o álcool, daí a glicose entra em ação para manter as coisas menos ruim. Quando se bebe muito e a glicose é insuficiente, com isso a pressão fica baixa. Por tanto é sempre bom entre uma bebida e outra, beber um pouco de coca-cola, além de repor o açúcar, ajuda a ficar acordado (excelente em caso de raves).

Mas se a ressaca é inevitável, existem algumas “receitas” como: isotônico, água tônica; enfiar o dedo na garganta, para fazer uma “limpeza” e, para expelir o suco gástrico (que causa um mal estar danado); engove (no caso de queimação no estomago); epocler (caso seu fígado esteja “zuado”); analgésico para aliviar a dor de cabeça; dramim pra enjôo, ou continuar a beber, começando com uma lata de cerveja, como muita gente faz.

Os alertas de “beba com moderação”, não tem lá grande efeito, se tratando de reveillon. Nessa data as pessoas costumam enfiar o pé na jaca, para festejar o ano que chega. E muitas vezes acabam fazendo coisas que jamais fariam, em sã consciência.

Parafraseando Nelson Rodrigues, costumo dizer que o álcool, mostra a pessoa como ela é, não como ela aparenta ser. A “marvada” tem o poder de muitas vezes, alterar a personalidade da pessoa.

Seguindo essa mesma linha, tem gente que fica depressivo, outros dizem que vão morrer e que ama todo mundo, outros se tornam violentos, outros falam aquilo que não devia ser dito ou ligam para o ex só para ouvir a voz (como a minha amiga faz sempre).

Um exemplo clássico é do tímido, que quando bebe pouco, fica mais desinibido, mas se ele bebe muito, é possível que suba em cima da mesa para dançar na boquinha da garrafa, em plena formatura. Daí os quatro anos que levou para construir uma imagem, se foi quando misturou Red Label com energético. E mesmo as pessoas que não viram a cena, poderão ver quantas vezes quiser, pois gravaram e colocaram o vídeo no You Tube.

Situações parecidas geram a famosa “ressaca moral”, aquela ressaca, que a pessoa quer cavar um buraco e, ficar lá até que todas as pessoas que tiveram presente, tenham esquecido da cena lamentável.

Quando se tem uma crise de fígado, dor de cabeça ou “ressaca moral”, sempre é feita a mesma promessa: “Eu nunca mais vou beber desse jeito”, mas no reveillon seguinte adivinha quem estará no hospital, tomando glicose na veia, para não ter um coma alcoólico?

Se for beber, o ideal é beber devagar, para prolongar o efeito do álcool, sem que cause maiores danos ao organismo. Pois o seu fígado ainda não é total flex.


PS. As fontes desse post, são meus amigos e meu passado...rs

32 Comments:

Juliano Jacob said...

Boa... Guia para encher o rabo de cachaça com moderação... Hehehehee... Um amigo meu costuma dizer "Se au não lembro é porque não fiz"... Cara, esse índice de bebuns em hospitais goianos é bravo mesmo, hein?... Só estou com pena do Pai/Avô/Irmãos/Namorado e afins da sujeita na foto... E vc manera no Red pra postar no Blog... Hehehehe

Jan Ribeiro said...

é por isso que me divirto não bebendo!

:P

Vinícius Rodovalho said...

Outra dica, diretamente das aulas de Biologia, é beber bastante água na véspera da farra. Porque o etanol, presente nas bebidas alcoólicas, inibe a ação do hormônio ADH, fazendo com que o organismo não poupe água. Isso explica o tanto de vezes que a pessoa vai ao banheiro e gigantesca sede que sente no dia seguinte, caracterizando a ressaca. Quando se bebe água, por sua vez, essa sensação é menos intensa.

(Espero que as férias ainda não tenham danificado meu cérebro e tudo aí em cima esteja certo. Rs.)

Mas, apesar de tudo, o melhor mesmo é moderar. :)

Anônimo said...

Aí, gostei de teu blog!
Adorei o texto! =D

Unknown said...

ODEIO bebidas alcoolicas e cigarro tbm!


gente, num precisa beber p ser feliz!

\o/


http://www.cupuladosleprosos.blogspot.com/

Heitor Nogueira said...

O ideal na verdade é nao beber, mas se for beber...por favor ficar longe de mim!
Além do hálito péssimo a galera fala cada besteira quando tah bebum!
nein!
flw!

Anônimo said...

Dando diicas pra pessoas bebrem e ñ ficcarem com ressaca, hiihiii

Bem, ñ aproveito suas dicas, pois eu mim divirto sem alcool mesmo.

Seu blog é interessante!!!

Ellen Regina - facetasdemim said...

Cara, essa foto aí de cima diz tudo! Foi por ter assistido situações como as dessa foto, até piores, nunca vi sentido em se embebedar [ou vícios de qualquer natureza].

No mais, sou a prova viva de q não se precisa beber para se divertir ou zoar numa festa, rs.

Ellen Regina - facetasdemim said...

Feliz 2009 para vc, querido!
Espero q este ano seja tão bom quanto pudermos fazer dele!
bjs.

Anônimo said...

Oi, Tudo bem?
Gostei do seu blog =]
Concordo com Você é sempre bom beber um copo de coca, eu mesma tomo sempre engove antes da bebida ajuda muito, e bebo de vagar, mais infeslimente existe gente que nao tem consiencia, Bom é so...abraços!!

Felipe Felix said...

O maldito YouTube prolonga muito mais a ressaca moral!!!
Mas a melhor dica a se dar seria mesmo a de tomar água-de-coco na virada do ano.

Bruno said...

KKKK ... a mulher ta toda arreganhada ... kkkkk


q relaxo

kkkk


vistie-> www.xisde-xd.com

Anônimo said...

parece que você escreveu sobre mim e minha turma
no nossa fim de ano aconteceu isso tudo
gente falando que não bebe mais
gente dando vexame
ressascas morais
mas eu q sou esperto tenho meus truques e hj sei me controlar
mas adorei o texto, inclusive vi a reportagem citada

Janes William said...

Kadan, to aqui mesmo só pq vc convidou lá no orkut agora há pouco. Pois, quanto a esta postagem, não sei nem o que comentar. Minha mãe é técnica em enfermagem, trabalhou em uns 3 hospitais, e às vezes ela me conta a barra que é tratar desse povo em dias de festa...
Feliz 2009!
J.W.

Ellen Regina - facetasdemim said...

pois é, Kadan, eis uma similaridade de interesse. Também AMO filosofia, mas só a do tipo existencial, moral e comportamental. Outros questionamentos não me saltam tanto os olhos, rs.

Comprei quase todos os livros de Nietzsche mas não consigo lê-los até o fim pq apesar de eu ter uma linha de raciocínio muito parecida com a dele ainda assim Nietzsche me faz fervilhar as idéias, rs.

Por outro lado, só filosofia tb não é a minha praia. Tenho mais interesse pela generalidade do q pela particularidade, se é q vc me entende...

Anônimo said...

As pessoas não sabem o limite pra bebida. Sinceramente eu acho horrível mulher beber, ainda mais com essa da foto, jogada, toda aberta, hauhau, ela deve ter bebido muito além da conta.

;)

Ellen Regina - facetasdemim said...

A propósito: Memórias Póstumas de Brás Cubas e o Alienista são os livros de que mais gosto do Machado. Dom Casmurro, apesar de um fantástico enredo, tem uma linguagem rebuscada e antiga demais q acaba cansando

Jack said...

Eu ja bebi, não bebo mais, mas dizem que o alcool é alforria da alma outros dizem que é o gelol da alma, muito maneiro seu blog e dps da uma passadinha la no meu blog
http://balaidenego.blogspot.com/

brUno PeReiR@ said...

Se dirigir não beba, se beber me chame!
rsrsrs

;)

Fernanda Santiago Valente said...

ainda bem que não sofro desse mal amigo.

FredericoVilela said...

nunca bebi , mas assim ,você fez bem , pelo menos quem bebe ja tem mais informação pra se cuidar melhor!!

M.B. said...

Cachaçar durante sa férias é comum.
Mas, tem que fazer isso de forma responsável.
Feliz 2009!
Bom post. A foto é ótima. Ressaca moral pouca é bobagem.

Prof. Pedro Rangel said...

Caramba! A foto já fala mais do que qualquer texto possa exprimir!
presenciei uma moça sendo deixada numa casa, completamente bêbada, às 7 horas da manhã, por seis caras em um carro (com ela eram sete pessoas!) Imagino o que teria acontecido nessa noite! O Hipoglós deve ter sido muito útil depois.
Fico pensando na quantidade de gente que morre, que pega Aids, que engravida, que briga, que mata, que fica com a moral lá embaixo, ou que passa o dia seguinte morrendo de dor de cabeça no dia seguinte. Será que é preciso isso para ser feliz?
Parabéns a quem soube manter o equilíbrio no consumo de bebidas nas festas de fim de ano!

Blog do Prof Pedro – Dicas, entretenimento e muito mais!

Anônimo said...

Querido amigo avassalador...
de fato o alcool pode devastar qualquer figura.
só é engraçado longe.
venha nos visitar tb e votar no top 30.
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Unknown said...

eu nunca gostei do barato do alcool. abraços!

Heitor Nogueira said...

Reitero o q disse no primeiro comentário!xD

Anônimo said...

kkkkkkkk eh por isto que ando com uma rapadura no bolso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ahueioheuioh


bebe negao!

Anônimo said...

Legal o post!!!
A pessoa tem que saber seus limites,pois eu gosto de beber,porém sei até onde posso chegar para que não fique com ressaca ou até mesmo ter que ir parar num hospital.
As dicas que você deu são ótimas e esse é um ótimo tema,principalmente para os adolescentes que quando bebem,querem aproveitar ao máximo.
Mas que é um ótimo desinibidor socil...não resta a dúvida!!!rsrs

Bodão said...

Quanto mais campanhas fazem contra alcool mais bebuns temos, o problema não é beber, e sempre beber, uma pancada de bebida numa mega festa, se planjada nao causa muito mal, se vc tem como voltar ou como se cuidar e menos mal, mas o problema e quem bebe sempre (ou bebe nunca) e acaba gerando transtornos para pessoas que estao aparentemente dentro do seu direito, seu "circulo de conforfoto"

Belo texto, ate breve

Jugs said...

boa! como enxer a cara com moderação!
eueuheuehuehehuhe

João Francisco Gauer said...

vamo bebe!

Unknown said...

Eu sei como é que é isso. Já bebi muito tb, hj to light no alcool.

BlogBlogs.Com.Br