domingo, 25 de janeiro de 2009

Aniversário de Sampa



Apesar de ser soteropolitano de nascimento, sou paulistano de coração. Já fazem 19 anos que moro em São Paulo, e aprendi a amar toda sua diversidade embalada em sua metarmofose constante. Já me adaptei a sua egocêntricidade capitalista e aprendi a ver beleza em seu caos diário.

Em comemoração aos 455 anos da cidade de São Paulo, irei mostrar alguns pontos turísticos da cidade onde moro.

Praça da Sé


Neste local, em 1591, o cacique Tibiriçá mandou erguer o primeiro templo católico de São Paulo. Sua construção original era de taipa de pilão. O edifício neogótico que conhecemos hoje só começou a ser construído em 1913 – as últimas catorze torres foram erguidas há pouco mais de seis anos. Inspirada nas igrejas medievais européias, a Catedral da Sé foi projetada pelo arquiteto alemão Maximillian Hehl e inaugurada durante as comemorações do quarto centenário da cidade, em 1954.

Teatro Municipal


No ano passado, o Teatro Municipal brindou os paulistanos com nove óperas, 52 concertos e 33 apresentações de balé. A entrada mais cara, nos espetáculos promovidos pela prefeitura, custou 40 reais, o que garantiu um público de 220 590 pessoas. Nada mau para uma casa que, até 2005, não vendia ingressos por telefone nem pela internet. Naquele ano, o número de espectadores foi de 175 118. Em dezembro passado, o edifício projetado por Ramos de Azevedo fechou para reforma. O restauro da fachada e da ala nobre deve se estender até o fim de março e custará 5,8 milhões de reais.

Museo do Ipiranga


Aberto em 1895, o museu do Ipiranga atrai 400 000 pessoas por ano, metade delas alunos do ensino fundamental. Desde 1963, é controlado pela Universidade de São Paulo, que gasta cerca de 1,3 milhão de reais anuais em sua manutenção. Entre suas mais de 1 600 peças há carruagens, armas e roupas usadas pelos contemporâneos de dom Pedro I – até cachos dos cabelos da princesa Isabel. O acervo conta ainda com itens do início do século XX.

Parque do Ibirapuera


Inaugurado em 1954, o parque do Ibirapuera chega a reunir 130 000 pessoas aos domingos. Com 1,5 milhão de metros quadrados, abriga duas pistas de corrida, duas ciclovias, três museus e três outros espaços para eventos, como a Oca. Ao longo de seus 55 anos, o Ibirapuera foi palco de importantes eventos culturais. Lá ocorreram 27 das 28 bienais de arte da cidade, por exemplo.

Bairro da Liberdade

Quem passa pelo bairro da Liberdade, no centro da cidade de São Paulo, tem a impressão de que chegou ao Japão. Anda-se na rua Galvão Bueno, a principal da região, entre pilastras vermelhas com as inconfundíveis lanternas japonesas e, caminhando um pouco mais, descobre-se um pequeno jardim oriental. Os letreiros das lojas que se multiplicam em cada quarteirão misturam o idioma japonês ao português da mesma forma como os senhores que conversam nas calçadas.

Av.Paulista


Não podia faltar a Av.Paulista. Lá eu Trabalhei por quase dois anos, comemorei o reveillon do ano retrasado, além de ter bebido muita cerveja no buteco do Filhos das Frutas, depois do expediente, com a galera do meu antigo trabalho.
No coração financeiro de São Paulo, circulam cerca de 1,7 milhão de pessoas diariamente em seus 2800 metros de avenida.
Inaugurada em 1891, abrigava novos-ricos e barões do café. Hoje, segundo dados da Associação Paulista Viva, concentram treze casas e 102 edifícios, sendo 86 comerciais, treze residenciais e três de uso misto. Reúne 52 agências bancárias, quinze sedes de consulados, cinco hospitais, quatro complexos de cinema e três teatros. Com fluxo de 77 000 veículos por dia, padece com engarrafamentos. Principalmente quando grupos resolvem fazer manifestações ali – no ano passado, foram 68. Entre os pontos turísticos, os mais famosos são o Masp, o Parque Trianon e a Casa das Rosas.

A cidade de São Paulo tem cerca de 11 milhões de habitantes (6% da população do país), veja alguns números da cidade:


Em cultura e lazer

> 120 teatros
> 118 museus
> 280 salas de cinema
> 75 bibliotecas
> 39 centros culturais
> 7 estádios de futebol
> 1 autódromo
> 185 casas noturnas
> 9 casas de espetáculos
> 46 parques
> 2.785 praças
> 4 parques temáticos

Em gastronomia
> 13 mil restaurantes
> 15 mil bares
> 53 tipos de culinária de todo o mundo
> 500 churrascarias
> 250 restaurantes japoneses
> 1,5 mil pizzarias
> 2,2 mil deliveries
> A 2ª cidade no mundo em número
de restaurantes

Em turismo
> 9 milhões de visitantes por ano
> 2 dias é o tempo médio de permanência
> R$ 300,00 é o gasto médio do turista

Em consumo
> 240 mil lojas
> 72 shopping centers
> 42 ruas especializadas diversas

Em finanças
> PIB de R$ 165 bilhões (15% do país)
> 1.931 agências bancárias
> 865 mil transações de cartão de crédito por dia


Em transportes

> 5,2 milhões de automóveis
> 35 mil táxis
> 10 mil ônibus
> 800 linhas de ônibus cortam a cidade
> 57,6km de linhas metroviárias
> 52 estações de metrô
> 91 mil ruas e avenidas
> 500 helicópteros (2ª maior frota do mundo)
> 3 aeroportos


Fonte: São Paulo 360º

35 Comments:

Unknown said...

nossa acho que são paulo é o que o brasil quer ser quando crescer
auhsauhsuahsuhashauhsuahsuahsuahsuhas

xD

adorei o blog... muita iinformação pra minha cabecinha
asuhaushauhsuahsuah


http://opoestadeplutao.blogspot.com/

@diegohag said...

Nossa, como carioca, devo admitir que sempre tive alguns pre-conceitos sobre Sampa. Mas vendo seu blog, acho que amadureci um pouco a minha idéia. Que vontade louca de conhecer o Teatro Municipal. Sem contar nas votlar que pretendia dar no bairro da Liberdade. Que foda!

Brilhante propaganda você fez de seu estado. Parabéns São Paulo

Olha o meu ali. Depois visita, ok?

http://diegohag.blogspot.com

Diego Leão said...

Olá.


Indiquei você para dois selos. Passe lá no meu blog para pegá-los.


Abraços.


http://marmotatomica.blogspot.com

DouglasFerT said...

ParabenSASSO PARA São Paulo.

Esta cidade merece!

Tem TUDO para TODOS (pelo menos para TODOS que podem pagar)

abrss...
e bom início de semana

Anônimo said...

São Paulo é a engrenagem do país mesmo

eu nem sei mesmo quem sou said...

São Paulo, é perfeito! Se Deus quiser ainda moro ai! :D
Não sei se gosta de Memes, mas deixei um pra ti no meu blog...
:*

Beatriz Paz said...

Eu não sou a pessoa que mais gosta de São Paulo e de seus respectivos moradores, mas as fotos estão lindas.
O Teatro Municipal é perfeito.
Beijos!
___________________________
Soletra Pra Mim?
www.soletrapramim.blogspot.com

Nat Valarini said...

Bom dia!

Concedi um selo ao teu blog.

Passe lá no 'Garota Pendurada' para resgatar.

Kiso!

http://garotapendurada.blogspot.com/

Erich Pontoldio said...

São Paulo é gigante em todos os sentidos ... amo minha cidade !!!

Depois passa no 30 e poucos anos pois tem selos pra vc !!

http://algunstrintaanos.blogspot.com/2009/01/novos-selos.html

Alexandre Silva said...

Qualquer dia eu tb vou pra SP, rsrsrs
Mas vou pra ficar...
Abcs
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Caio said...

nosa legal o post!
parabens para sao paulos!

http://tirasdotironezio.blogspot.com

Anônimo said...

As imagens do videos são ótimas.Essa música ao fundo...nem se fala né!
Gostei do artigo São Paulo é fascinante pelas misturas,economia,diversidade...
enfim...
Moro a 400 km...gostaria de ir mais vezes durante o ano!

Ana. said...

Ahhh, não tem quem conheça São Paulo mas não se apaixone!
Por mais pontos negativos que tenha.. é um paraíso de oportunidades diversas (:

Fabio said...

nossa! muito bom!

são paulo é a melhor cidade de são paulo, e uma das melhores do mundo!

Viviane Righi said...

Sou de BH e, quando fui a SP, eu ainda era criança. Lembro-me de poucas coisas do passeio que fiz por aí, naquela época.

Na atualidade, sempre é possível conhecer um pouco mais sobre qualquer lugar sem sair de casa (ressaltando que conhecer locais turísticos pessoalmente, "não tem preço")...

Há pouco tempo assisti reportagens distintas na TV sobre SP. Em uma delas, o tema foi o Museu do Ipiranga. Na outra, foi sobre o Bairro da Liberdade. Gostei muito dos detalhes mostrados nas duas reportagens.

É isso aí...

Anônimo said...

Fui apenas três vezes à São Paulo.
Tenho vontade de conhecer vários lugares os citados na lista se incluem.
Uma cidade linda.

Anônimo said...

São Paulo, uma das cidades mais movimentadas e intrigantes do brasil, algum dia ainda irei conhecer, mas sou carioca de nascença, alma, e coração, num troco isso aqui por nada!!
Mas tenho que reconhecer SP da um banho no Rio!!
Belo post, belo blog!!
Sucesso ae

Unknown said...

Eu sempre amei Sampa, o moviemento, o caos, a cidade nunca para. E isso me agrada muito *-* FELIZ ANIVERSÁRIO, SÃO PAULO!

Danton K said...

é engraçado, mas mesmo tendo estado apenas 2 vezes em sp (uma qndo eu tinha 2 anos :| ), me sinto mto ligado à cidade. talvez pelas minhas raízes, já que meu pai nasceu ai. bom, mesmo atrasado, feliz aniversário sampa! e até breve!

Unknown said...

Olha Parabéns pelo post...

Eu nasci aqui e tenho um imenso amor pela minha querida cidade.

São Paulo, Parabéns nós te amamos...

As vezes ela pode ter um problema de transito, aqui e ali, mas mesmo assim é um lugar q vale a pena viver.

Abcs

Cara

felipesfr said...

muito bom.. auhauh

CAMILA de Araujo said...

Vou pensar sobre a continuaçao sobre o conto da Tânia.

www.casadobesouro.blogspot.com

Wander Veroni Maia said...

Oi, Kadan!

Ôh, não saiq e vc era baiano...hehehe.

Que bonita homenagem que vc fez a sua cidade do coração, meu amigo. Ainda não conheço SP, mas imagino que deve ser uma cidade muito movimentada e urbana. Parabéns a tds da paulicéia!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Luis Sapir said...

muito interessante!
amanhã saio do rio e vou para ir!

Cativa Google said...

realmente é uma bela metrópole.

Pati* said...

Acho que deves saber que sou potiguar, mas sempre tive vontade de conhecer Sampa e até de morar lá talvez no futuro. Com certeza é uma cidade de muitas oportunidades,e q parece respirar cultura! Agorei o texto e as informações, atiçou ainda mais minha vontade de conhecer a cidade!

Parabéns Sao paulo!


ps. Depois de séculos estou de volta, já tirei as teias de aranha do blog, rsrsrs
Passa lá em casa quando puder!
Beijos

cris mitsue said...

Acho São Paulo uma cidade muito interessante! Queria, ao menos, desfrutá-la por pelo menos um instante... O bairro da Liberdade me fascina! Legal o blog... Bjocas!

Teo said...

Já fui em todos esses pontos turisticos, realmente é um otima cidade... Pena que no aniversário de são paulo estava viajando.

Curti muito o blog. Aceita parceria?

Abração!

Teo
http://insidethetech.blogspot.com/

Pati* said...

Pois eh...
Mas essa nao quer ser amante, ou melhor dizendo, parece querer, mas recusa-se por causa dos seus "principios".

Ela poderia ser qualquer mulher, inclusive eu mesma... vantagens da licença poética!

Passei por todas as provas de fogo e estou aqui, com a certeza de que apesar dos contratempos não abandonarei mais o meu cantinho!

Beijão

Antonoly Maia said...

Um dia irei conhecer Sampa!
Valeu!

Anônimo said...

Sampa é uma cidade MARAVILHOSA e o povo paulistano é tudo de bom, educado, prestativo e trabalhador - BEM DIFERENTE DOS MALAR DOS CARIOCAS...Blergh!!! =/

Anônimo said...

* MALAS

Bala Salgada said...

Saudades de Sampa viu. Ow lugar alegre para se estar.

Anônimo said...

São Paulo são vários países em uma só cidade, a diversidade de povos que a gente encontra é impressionante, mas a criminalidade está estragando esta bela cidade



http://queroumtitulo.blogspot.com

said...

Eu adoro São Paulo e só a conheci no ano passado.
Pelo menos para passear eu adorei, porque todos dizem que durante a semana no dia a dia é pauleira.
Mas estou pensando seriamente em ir de vez para Sampa para trabalhar. Estou precisando de um emprego que me dê grana e satisfação e aqui não conseguirei. Morando e trabalhando aí poderei conhecer ainda mais suas belezas.
Pode parecer simples, mas achei lindo aquela praça do Mosteiro de São Bento e o viaduto Santa Efigenia (me corrija se eu estiver errada).

BlogBlogs.Com.Br