sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Legal seu blog, passa no meu...


Esse post não foi feito somente para criticar as pessoas que não comentam nos blog´s alheios ou para aqueles que comentam sem ao menos ler o post. Eu criei esse post, para discutir a razão pelo fato das pessoas que possuem um blog, tomarem essas atitudes.

Eu resolvi criar esse post, depois dos inúmeros comentários sem noção que recebi em meu último post “Advogado do Diabo”. No post citado, eu comentei sobre o asilo político dado à Cesare Battsti, pelo então ministro da justiça, Tarso Genro. Somente pelo fato de ter colocado uma foto do dito cujo próximo a um crucifixo, para receber inúmeros comentários de pessoas que são a favor da igreja católica, outras que foram contra, teve gente que escreveu a favor dos advogados e outros que são contra, mas a grande maioria foi contra religiosos no poder, pois alegam que eles só fazem usar o nome de Deus.

A razão de eu ter recebido mais da metade de comentários sem noção, se deve ao fato de não terem lido o post e sim copiado comentários de outros que também não leram o post e, não sabiam de que se tratava. Essa prática de copiar comentários eu não conhecia até então.

Muitas pessoas dizem que isso é falta de caráter, falta de neurônio, outras dizem que são pessoas individualistas, entre outros adjetivos. Pois o objetivo de se criar um blog, é interagir com as pessoas, partcipando de debates, expressando sua opinião, seja em artigos ou em comentários.

Eu acredito que isso seja uma carência. Você ao ler isso deve estar pensando que eu estou louco em afirmar que os caloteiros de blog e as pessoas que fazem comentários vazios, sejam carentes.

Para isso, basta analisar a pessoa em si, que muitas vezes é adolescente e ainda não tem uma personalidade formada. Para comprovar visite o perfil do Orkut e verá que muita das fotos foi tirada em frente ao espelho ou com a língua de fora. Ou visite o blog do dito cujo e verá vários vídeos do you tube e post´s ao estilo “copie e cola”, sem muito conteúdo (ou nenhum).

Outro dia vi uma matéria no Jornal da Globo, que mostrava alguns blogueiros, que ganham acima de R$5.000por mês, além de seus blogs serem famosos na blogosfera.

A midía muitas vezes, mostra que através do blog, a pessoa vai ficar rica e famosa. Tudo que o individuo nunca teve. Daí o dito cujo, cria um blog, geralmente de humor com piadinhas copiadas do Jacaré Banguela e, passa o dia participando de jogos como “Comente no Blog Acima”.

As pessoas carentes, geralmente são egoístas, por tanto a atitude de não ler o que o outro blogueiro escreveu, é uma forma de não “perder tempo”, para assim divulgar para o maior número de pessoas possíveis.

Essa prática com certeza só gera número de visitas e nunca leitores. Mas para muita gente o que importa é ter “status”. Ter muitas visitas ao dia, ter seu link e banner espalhados por diversos blogs, ter um blog com 300 seguidores e etc. Apesar do blog ter todos esses números, invariavelmente fica com uma imagem negativa, dentro da blogosfera. E isso não é legal, para um blog que pretende permanecer ativo por mais de 3 meses ( que raramente acontece).

Uma outra prática que também eu repudio é a distribuição de Selos e Memes por interesse. Muitas vezes o individuo distribui selos para todo mundo, não porque gostou do blog e resolveu homenageá-lo, mas sim para que a pessoa possa linkar seu blog. Eu particularmente, não acho legal ter a obrigação de linkar ou seguir o blog que me presenteou com um selo.

O comentário é a melhor propaganda de um blog, se fizer um bom comentário, invariavelmente à pessoa irá visitar o seu blog. Boa parte dos comentários que eu recebo, vem através dos comentários que deixei em outros blogs. E se a pessoa gostou, ela vai seguir o teu blog, sem precisar fazer parceria nenhuma.

PS. Dê uma olhada nessa série de posts, sobre comentários no blog do Marcelo: http://sacodefilo.blogspot.com/2008/12/arte-de-comentar-v-v-e-acrescente-algo.html

40 Comments:

said...

"Legal seu blog
Passa no meu"
Beijos

said...

rsrsrsrs
Agora é sério!

Uma vez fiz um post sobre os comentarios vagos que apareciam lá no blog. As pessoas realmente não leem se o texto for grande ou se o assunto não for do interesse.
Isso vem da famosa brincadeira do "comente o blog acima".
Poxa, o post não agrada, comente outro. Não agradou nenhum post, não participe naquele momento da brincadeira. É assim que faço!
Eu comento os blogs que sigo e os que me seguem. Eles atualizam e sempre dou uma passada. Tambe´m faço como você falou, comento nos blogueiros que deixam comentarios interessantes no meu.
É ótimo ver seu blog movimentado, mas tem que ser um movimento inteligente!!!!!

Wander Veroni said...

Oi, Kadan!

Também fico indignado com a cara-de-pau de alguns blogueiros que promovem a imbecialização da blogosfera com esse tipo de atitude.

Já somos estigmatizados pela fatos de muitas pessoas acharem que ter um blog é ter um diário na web, ainda vem com gente sem noção fazendo isso.

O comentário é o melhor cartão de visita de um blogueiro. Só linko, sigo e recomendo blogs que admiro ou realmente leio. Sou contra quem promove esse tudo ou nada por cliques e audiência - o que acarreta uma baixa significativa na produção de conteúdo de qualidade e original.

Ao contrário do que muitos pensam, não acho que o problema é dos jogos da comunidade do Orkut, mas sim, como vc mesmo apontou, do egoísmo e egocentrismo dos blogueiros, principalmente.

Muitos esquecem que o blog também precisa de leitores, do público, e que querendo ou não estão fazendo uma mídia. É preciso, antes de tudo, RESPEITO.

Parabéns pelo artigo...viste o meu blog...rs...brincadeirinha...rs!


Abraço

Alexandre Silva said...

Concordo cara

Blog legal hein
Parabéns pelo espaço

Se der passa lá:
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Alexandre Silva said...

Já tô acostumado com isso...rsrsrs, e acho que nem compensa mais falar contra, por mais que fale tem nego que ñ tá nem aí... só vai passar lá e falar: "Legal cara. Parabéns. Vistia o meu aí" ou então ele vai ler uma frase de cada parágrafo e "resumir".
kkkkkkkkkk... tem jeito não, sempre q tem uns posts assim eu ñ resisto.
Mas falando sério...Eu até parei de participar daquelas brincadeiras lá, pra ñ correr o risco de ficar fazendo isso. Tem hora q bate uns blogs de poesia q eu ñ sei o que dizer... então é melhor ñ participar.
O lance dos links tb é foda... já abominei o "só te linko se tiver o meu link aqui". Todos os bróguis linkados por lá são os que eu realmente acompanho... e comento com frequência.

Carma do broguista: "Nunca escaparás dos comentários toscos"

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Ana Coelho said...

Oi Kadan, falou tudo neste post.
Também acho um ato super egoista sair copiando e colando comentários por aí, só para somar número e coisa e tal.
Acho que se a pessoa não está com tempo, ela deve deixar pra depois...e se não está com saco, não comenta porra!

beijos, Ana Coelho.

Junior Silva said...

Concordo com o Wander:
Também acho que esse tipo de atitude não é oriunda do orkut, até porque muitas pessoas que não tem o que dizer ou não tem uma personalidade definida necessáriamente não tem perfis lá. São, na maioria das vezes, blogueiros que foram contaminados pelo vírus da "umbigosfera".

Abraços.

Blog do said...

"Se blog da trabalho e trabalho dá dinheiro, porque blog não dá dinheiro?" (Etiópia).
reflitamm!

Janaína Moraes said...

Tudo bem, sou nova aqui, mas vamos combinar, matou a pau com este post.
Adorei...
Quando lí lá na orkut, pensei que fosse apenas uma frase.
Eu tbm DETESTO as pessoas que entram e deixam: adorei seu blog.

A, vá cata coquim...
Ou entra, lê e comenta, ou não comenta né colega???

Mas ó, legal seu blog, passa no meu.
Mesmo.

Ana Thalita said...

Uau, antes de tudo...adoreii o post, é exatamente o que acontece. Infelizmente...
É isso que blogueiros de verdade querem... Críticas, debates, olhares diferentes, trocas de informações, compartilhamento de idéias...etc...querem saber o que os outros pensam a respeitam, pq afinal somos autores. Ninguém escreve para guardar a si próprio...senão a idéia não se estende.
Por isso, antes de comentar em algum dou uma espiada antes para ver se têm conteúdo...para escrever mais de 2 linhas ao menos e saber q a pessoa vai ler...e digo, tá difícil.
Fiquei feliz em saber que há pelo menos alguns assim, são poucos comparado a maioria... mas compensadores.
;)
Voltarei. Até +

Ana Thalita said...

ops, ouve uma digressão gramatical minha ali na 8º linha.
o certo seria: "...pensam a RESPEITO...."

...até!

Tainá said...

Ah voou falar sério acheei errado da sua parte, sou adolescente sim, tiro foto no espelho mesmo, mais leio com atenção seu blog... Confesso que no último post eu tava morrendo de sono li meio por cima e comentei porque era minha obrigação e dever pelo menos o cumpri... Devo ter comentado mais vezes no seu blog... muitas pessoas me elogiam pelos meus comentários. Mais fiquei realmente magoada com isso que você disse... espero que meu blog dure mais de 3 meses oapkpaksp... porém você generalizou de uma forma que me deixou chateada. Tudo bem opnião sua eu não comento mais aqui =/...

Juh said...

Meu, você tem razão....
é cada comentario sem noção... que não tem nada a ver com o post...
o pessoal tem preguiça mental de ler posts tão bons quanto o seu... aí lê umas duas linhas e acha que já sabe o que pode escrever para enrolar...

é foda!!
:~

Beijos querido!
http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

Thays said...

Realmente... Quando vejo um "comentário" do tipo simplesmente deleto!

Chega a ser deprimente a preguiça quase generalizada que as pessoas têm de ler algo que ultrapasse quatro linhas!

Deni said...

eu d novo.

pourra véi..copiar e colar cmentário é osso
kkkkkkkkkkk..


mas pérai pow...meu blog é estilo jacare banguela e num copio nada d lá..nem sabia q existia isso
kkkkkkkkk

minha inspiração é o kibeloco e nem sei se akilo é blog
kkkkkkkkk..

5000 por mes ?
um blogueiro ??
crédu....ganhando 1000 eu ja tava satisfeito
kkkkkkkkk

parabens pelo post . . .
abraço e quando puder ...da uma confirida na minha cria q jah jah passará dos 3 meses auihsiuahsuiahs ..

www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br
abraço e bãum FDs

Vivi Diniz said...

é a vida... mas infelizmente nao tem o que pode ser feito para mudar a cabeça alheia ne?! já sofri disso, copiarem comentario ou nem lerem o post, mas na boa nem ligo.. perde qm nao leu....

beijos
byy

Tatá...;) said...

mano concordo...
eu passo meu tempo escrevendo ( por prazer :D) e coloco no blog pra saber se eu escrevo bem ou não..estou aqui fez totalmente aberta a criticas quando eue entro no meu blog e leio:"Legal seu blog
Passa no meu"...nossa me da uma coisa...sei lá...parece que eu quebro a cara...e penso: poxa ninguem lê?!...
eu adorei tua crítica...é tudoq ue eu penso!..se a pessoa faz um blog pra não ler e criticar então por que ela fez?!
por dinheiro...e ainda acham que vão ganhar algo desse jeito..
¬¬'
aah sim e sem interesse nenhum..tem um selo "manifesto jovens que pensam" pra ti no meu blog...
bjus
http://taynalu.blogspot.com/

Juliano Jacob said...

Legal seu Blog...
Me segue que eu te sigo...

Juliano Jacob said...

É uma bandeira que apoio 100% em gênero, número e grau... Blog não é ferramenta de relacionamento virtual... Não é extensão do Orkut e do MSN... Já escrevi sobre isso no Gavetão, deixei de aceitar esses memes, correntes, etc. e arrumei inimizade com alguns que hoje sei que não fazem falta...

*** I.C *** ** The One ** said...

Cara vejo alguem que fica puto igual a mim... voce passa de 30 minutos á 1 hora... As vezes mais bolando um post e vem uma pessoa sem noção... Legal seu blog fera... Faz a propagando dele, manda um beijo e pede pra voce passar por lá... Alguns só olham a imagem... Tiram suas conclusões e nem sequer leram o texto... Faz um comentário sem noção e tal... Igual fizeram com o seu... Eu sou a favor do leia, mesmo que não concorde... DIga o porque e seja argumentativo e coerente... o cara até pode apagar seu comentário, mas isso bem lá no fundo vai o tornar mais maturo. Quem ler isso aqui vai pensar 2,3,4 10 vezes mais antes de comentar qualquer merda no blog de alguem...

╬ Nothing has sense ╬ Felipesfr said...

heheh..
pior que isso é verdade..
eu escrevo poesias, teve uma vez que recebi o comentário: a foto do post está bonita.. e a poesia? hehhe...
é triste mesmo como se pode simplismente deixar um comentário sem ter a minima noção do que se está escrevemdo. Como vc disse sobre carencia, eu concordo plenamente contigo....
não éo numero de visitas, nem quantos comentários vc recebe, mas sim o conteudo do seu blog.. conteudo essa que é valioso.. seja alguem adimirando ou não, mas para isso tem que existir conteudo..


concordo contigo..

Anônimo said...

http://espelhoinverso.blogspot.com/

As pessoas tem preguiça de ler posts muito longos. Uma dica. Outra seria: o egoísmo. Todo mundo quer q todo mundo comente do SEU PRÓPRIO blog, sem estar realmente interessado em conhecer algum conteúdo novo... Devo ter comentado alguma coisa desse tipo no meu blog, anteriormente, sobre o grande Hobbes. Ele fala muito sobre essa política do interesse de cada um. E agimos por esse interesse, mesmo que façamos um bem para outra pessoa. É dar murros em ponta de faca, sabe? Infelizmente...

Bem, eu conhecia o texto q vc citou no meu blog... E lembrei dele quando falei do orgasmo. Só não lembrava quem era o autor e tive preguiça de encontrar.

Mas seria legal se a vida fosse ao contrário... Ou não. Talvez, achássemos que, de outra maneira, assim, do jeito que é, é que seria interessante.

Complicado.

Mas veja o filme. É muito bom.

Problemas de blogueiros à parte, podemos nos linkar e nos seguir? Gostei daqui. (Sem má intenção, juro! Hahahaha...)

Cheirosss! (Aperto de mão deve ser melhor, acho q vou gripar... Afff!)

-L ike a girl changes clothes said...

Concordo com tudo o que você disse. A necessidade das pessoas de fazer comentários vazios, inuteis, apenas para conseguir uma vista no seu blog....vista essa que deixará o mesmo tipo de comentário vazio e inutil. É um ciclo, infelizmente. Parabéns pelo post, achei ótimo.

Daniel Moraes said...

Cara, genial esse post.
concordo de cima abaixo com tudo que você falou.

é realmente frustrante se empenhar em fazer um post legal/interessante/autoral e vem o cidadão não lê nenhuma linha e taca um " Legal seu blog, passa la no meu mimimi " ainda mais que agora é "modinha" ter blog. o cidadão passa o dia e a noite TODA nos joguinhos do orkut pra ter muitas visitas e consequentemente comentários.¬¬
mas fato é, que alguns meses depois o infeliz cança de passar o dia todo copiando posts de outros blogs, tendo que ficar o dia todo nas comus do orkut ... e finalmente some da blogosfera.
o problema é que são muitos inuteis que poluem a nossa querida blogosfera D:

gostei muito do seu post cara, realmente muito bom \o

-= KarraskO =- said...

Otimo layout

Marcelo said...

Kadan,

Gostei muito do texto e ele reflete exatamente o que eu penso.

Já tive várias vezes a experiência de colocar um post (o arte de comentar, por exemplo) e uma pequena parcela de idiotas ler e emitir opiniões grosseiras e de forma grosseira sobre o post ou sobre os comentaristas. Simplesmente, excluo. Não tenho paciência nenhuma com isso.

Qaunto aos colegas que não lêem e comentam qualquer besteira, nem aceito o comentário. Acho que todos são livres para dizerem o que querem e eu sou livre para não ouvir. Viva liberdade!

Acho que foi por isso que não participo há muito tempo do "comente o blogue acima".. perdi o restinho de paciência que tinha.

Com relação aos selos, acho que são gentilezas (na maioria das vezes), vou ao blogue do colega que mandou, agradeço, mas não repasso nenhum selo e quem me conhece sabe disso. Não coloco no blogue e não passo para mais ninguém. Não me deu o selo? Então é meu. Faço dele o que quiser. Inclusive guardar só para mim, não é não.

Abs

Marcelo

said...

"Não sou interesseira, por favor não me repudie"
rsrsrsrsrs

É que recebi um selo ontem e achei muito justo repassa-lo a vc.
Passe lá no blog para pegar e entenda o porque!
Beijos

Jnr said...

Blog é foda

É difícil ter criatividade para fazer bons post, e quando feitos, vc não recebe o retorno esperado.

A net está cheia de blogs sem opinião, com um monte de piadas copiadas.

Parabéns!

Gabriel → Bloga╝ said...

uahsuahsuahs,,, eu sempre tive vontade de postar umas coisas dessas que você postou rsrsrsrs,,, realmente dá raiva, quando acotnecem coisas assim, o blogueiro perde a noção do que é um blog e do que é blogar.

Blogar é como você falou no seu post (vou moderar se não escrevo de mais rsrsrsrs).

Quando fazem coisas do tipo, você vê uma falta de consideração, de arrogância e talz. Vou parar de falar senão vou falar tudo o q você falou até agora. O mesmo que você pensa eu também penso.

Eu confesso que já fui o tipo de pessoa que achava que fazia o melhor blog do mundo, mas depois de umas semanas de experiência, vi que apenas era autêntico, podia fazer postagens ruins, mas eram originais. Me perdoe se você gostar, mas eu odeio blogs de poesia e crônicas. Talvez porque a maioria (e eu não sei diferenciar) são coisas prontas, feitas a algum tempo, não vem do ''tico e teco'' da pessoa, entendeu?

Gostaria de dizer algo sobre o último post seu, mas sou leigo no assunto e vou parecer um louco se for falar o que quero.

Flws irmão, abraço!

Anônimo said...

carente, vc usaou o termo certo. vc por exemplo é um carente(não ache que isso foi uma ofensa). está em todas comunidades que possuem um tópico chamado comente no blog acima mesmo sabendo que receberá comentarios vazios. vc escreve muito bem mas não parece preocupado com a qualidade de seus leitores, sabe o risco que corre e arrisca mesmo assim porque talvez queira só um número. e talvez por isso esse seja um dos poucos topicos onde as pessoas que cometaram realmente leram.

Talita do Vale said...

Realmente. Legal seu blog. Passa lah no meu, viu?

;**

Bom... Muitas coisas do teu post eu faço. Desculpa, mas tenho que confessar xD, como... tirar foto na frente do espelho e participar de comente no blog acima xD

Esse de comente o blog acima eu faço para conhecer blogs. Leio os que estão no tópico e se gosto, comento.

Essa coisa de selo me inquieta.
Eu gosto de receber e conheci muitos blogs com isso.
Mas não gosto de postá-los. Poderia fazer posts mais interessantes e gastar apenas postando selos eh chato...
Mas me sinto na obrigação de repassar para bons blogs e fazer outros conhecerem também.

É bom ter seguidores fiéis e comentários bons. Qualidade é melhor que quantidade.
Espero que quem diz q gosta de nossos blogs, gostem mesmo, e não façam apenas elogios vazios.

Talita do Vale said...

aaaaaaaaaaaaaah!
Cheguei ateh aqui pela indicação de um blog. Que te deu um selo xD

Marina said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina said...

rsrsrs
Tem hora que eu vejo uns comentários q num tem nada a ver com oq eu escrevi,as vezes fico até confusa...
o legal do comentario num é vc ter um mas vc saber que alguem realmente leu aquela sua tese ou texto... muitas das vezes eu estava apagando comentarios desse tipo, mas depois eu comecei a deixar de lado, afinal pelo menos alguem foi no blog... rsrsrs
Os blogs por exemplo q eu acompanho (são 8) são blogs q eu realmente leio por isso são poucos, por que eu tenho pouco tempo durante a semana...(as vezes qdo tô no servisso num dá pra comentar por causa do login entao eu leio e nem comento).
As vezes com os blog da galera eu aprendo demais,pq questiono pra mim mesma se concordo oq eles escrevem, e isso reflete muito nas minhas provas simuladas no pré-vestibular... além de melhorar meu instinto critico.
entao eu acho q as pessoas podiam para um pouco de se preocupar com quantidade de comentario q recebe, mas na qualidade do comentario q recebe ( estes costumam ser poucos.)

bjao Kadan

Anônimo said...

Putz .. vc tem toda razão .. mas confesso que já vi uns blogs, com uns post .. que vc não tem realmente oq comentar.. fazer isso, propagando não faço não .. mas quando a postagem não tem nexo .. eu mando mas frases de praxe ..pra não ser calotera.... não nego .. e acho que muito e muitos aqui de nós já fez isso.

Abç.

Alex Carlomagno said...

ainda bem q meu blog só possui tirinhas, daí fica mto difícil aparecer comentários nda a ver com a tira..

gostei dos textos...

http://www.sitedetirinhas.blogspot.com/

Douglas Lourenço said...

concordo com vc é triste vc elaborar um mateiral bacana esperando que as pessoas leiam e se manifestem sobre o que vc escreveu, e depois no final das contas quase ninguem prestou atenção no seu texto, só pq queria um comentario de volta....curti seu blog parabéns.

Cantinho da BelZinha said...

Ola, eu qdo entro em um blog seja qual for ele, sempre deixo um comentario daquilo que li...sinceramente nao consigo ler tudo...tem blogs ótimos,mas ótimos mesmo, mas infelizmente as pessoasentram e postam e nem leem, querem apenas que voce va no dele ...
Eu tenho um blog, é de poesias, coisas minhas,mas nada de informação, sao pra pessoas que gostam de poesias, nao sou poeta, apenas escrevo o que sinto, ou que nao sinto, vem ideias...tem um marcador de visitantes...mas comentarios pouquissimos...se nao se interessa , nao entra...e os que entram comentam somente no primeiro, o resto nem ve...
Entao concordo com muitas coisas ditas por aqui, uma delas, entrou comenta, mas com conteudo...inclusive uma poesia tem que ter comentario com conteudo, poesia é arte, beijos

Liz Dantas said...

Oi
Legal mesmo seu blog
è realmente muito legal,recebermos comentários em nosso blog
Valeu
Abtação

Eder said...

Massa ai seu blog

então passa no meu http://ederstroparo.blogspot.com/

BlogBlogs.Com.Br