sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Por que algumas pessoas são destras e as outras canhotas?


Simplesmente porque elas preferem usar uma mão ou a outra. Nove entre dez pessoas optam pela mão direita, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Não há comprovação, mas há possibilidades de que essa preferência seja herança dos pais, já que em certas famílias, se uma pessoa é canhota, a maioria das outras pessoas também é.

A escolha também pode vir do tempo em que o bebê ainda está na barriga da mãe. Dependendo de sua posição no útero, ele fica com um lado mais livre para se movimentar e se acostuma com ele. E essa divisão é ótima, porque não temos que parar para pensar qual mão vamos usar para abrir a porta, ou qual pé vai chutar a bola, pois cada um dos lados do cérebro faz essa escolha automaticamente. Aliás, pouca gente sabe, mas a gente também tem um olho e um ouvido referido, ou dominante.

Fonte: Guia dos Curiosos

6 Comments:

Unknown said...

Muito legal saber disso já escutei estórias errôneas pelo visto de que isso é definido quando a mãe vai amamentar o bebê dai se ela amamenta com do seio direito o bebê será destro e vice-versa.Abraços e Sucesso!

Tatiana C. Mendes said...

Olha, que legal!

Acho que a teoria mais provável é esta do bebê ainda na barriga da mãe, tem tudo a ver mesmo! Um lado mais livre, claro, vai se sobressair... E de fato, ainda bem que existe essa divisão, senão seria uma confusão!! Bem, Deus sabe realmente o que faz...

Sobre um dos olhos predominantes, bem como um ouvido, eu já sabia...

Abraços,
Tatiana

Natália Coelho said...

Eu sou canhota e aprendi na escola que isso tinha a ver com os genes,gene recessivo era canhoto e dominante destro.
E agora,em que acredito
(meu teclado ta com problemas,sorry)

rdtgreterr said...

Legal saber, eu também sou canhoto...

Rafaela Fernandes said...

Incrivel neh o que o ser humano é melhor que qualquer computador por aí e nem sabe disso...

Unknown said...

Nossa, muito interessante! Sou canhota, mas a única da família XD
Os canhotos acabam se acostumando mais do que os destros ao usar a outra mão. Como sou a única canhota em casa, tive que me acostumar a usar o mouse com a mão direita, etc...

Muito legal a postagem!

BlogBlogs.Com.Br