quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Educação Brasileira


Depois que li a matéria da Globo.com, informando que aluno da rede municipal chega aos nove anos sem saber ler e escrever, graças ao sistema de aprovação automática a educação do Brasil está do jeito que está. O índice de analfabetos é mínimo, mas o nível de ignorantes com diploma na mão, nunca foi tão alto. Como mostra essa coletânea de pérolas univesitárias:

1 - "(...) quanto à opinião pública, podemos dizer que ela é mutável. Por exemplo: na hora do parto, a mulher pode optar pelo aborto."

2 - "A comunicação é importante porque comunica algo entre duas ou mais pessoas que querem se comunicar".

3 - "O Press release tem esse nome porque realiza as coisas com pressa".

4 - "O problema da comunicação social no Brasil é que ela é dirigida por brasileiros, deveríamos trazer os americanos."

5 - "O endomarketing é como se fosse o marketing endovenoso."

6 - "Eu acho que a resposta é não. Como o professor deve ter pensado numa armadilha, respondo que é sim."

7 - "O público misto é composto por aquelas pessoas que entram e saem da empresa. Ou seja nunca estão totalmente dentro, nem totalmente fora"

8 - (a questão dizia que a afirmativa era CORRETA, pedia só a justificativa ).
"Disconcordo com a questão. Ela não pode ser positiva. Nunca fiz prova que o professor dissesse que era afirmativa uma questão. Deve ser uma pegadinha, tipo do Faustão."

9 - "A comunicassão social é feita de mim para voçês".

10 - "A televisão é influenciativa em nossas vidas. Quantas vezes não compramos um tênis porque vemos na TV? A programação deveria ser mais educante(...)".

11 - "A empresa e o público ixterno caminhão juntos, incluindo aí a emprensa."

12 - "O proficional de comunicação tem um mercado bundante a sua disposição, afinal, todos se comunicam na terra(...)".

13 - "O ruído realmente atrapalha muito a comunicação. Aqui na universidade fico atordoado quando passa o trem, quase não ouço o professor. As salas deveriam ser à prova de som".

14 - "O fidibeque é a mesma coisa que a retroinformação, ou seja a informação que vem por trás."

15 - "A comunicação é uma junção da verdade com a falsidade, afinal fofoca é uma coisa feia e é comunicação".

16 - "Faço comunicação porque acho importante ser comunicadora, mas não acho importante ler jornal (suja a mão), nem ficar em casa vendo TV. Acho melhor me comunicar entre si."

17 - "A comunicação é moderna porque usa modernidades da atualidade."

18 - "Os principais meios utilizados pelas comunicação são: meios orais (que são falados), meios auditivos (que são ouvidos) e mais tácteis (que são sentidos)."

19 - "A comunicação é de massa porque precisamos utilizar a massa cinzenta para compreendê-la".

20 - "Marketing em português é mercado, marketing pessoal, portanto é o mercado que freqüentamos."

21 - "Ao utilizarmos a comunicação nos comunicamos."

22 - "Se a comunicação é pessoal, envolvendo o emissor e o receptor, como podemos pensar em comunicação empresarial? A empresa se expressa por si só?"

25 Comments:

Alexandre Silva said...

"A comunicassão social é feita de mim para voçês".

Isso com certeza deve ter sido feito por algum aluno da minha sala...
O nível de educação no Brasil explica porque elegemos políticos como Collor, Maluf e Galileu Machado (no caso aqui da minha cidade).
Enquanto não houver uma revolução educacional como já houve em vários países do mundo, essa joça aqui não muda...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Elton D'Souza said...

a 11 é um assassinato a gramática.

Lucas said...

Além da aprovação automática nas escolas e agora nas universidades, a abertura indiscriminada de cursos universitarios vem so piorando essa situaçao, nao e so colocar o povo na universidade que se resolve o problema... entra cada um sem base nenhuma, ô governo sem noçao, mas: cada povo tem o governo que merece. Sobre o Maluf: acho ele ate legal porque pelo menos me faz rir em cada entrevista... xD



A mais inteligente: 19 - "A comunicação é de massa porque precisamos utilizar a massa cinzenta para compreendê-la".

A mais burra: 14 - "O fidibeque é a mesma coisa que a retroinformação, ou seja a informação que vem por trás."



Visite tbm: www.oapanhador.blogspot.com

B. said...

17 - "A comunicação é moderna porque usa modernidades da atualidade."

Não dá para acreditar. Se não fosse trágico, seria cômico.

Jonatas Fróes said...

Putz, sem comentários... Chega a ser estupidamente ridículo tudo isso...

[]'s

Musikaholic

Gabi said...

"fidibeque" e "A comunicassão social é feita de mim para voçês" doeram.

O pior é que eu não consigo rir quando leio essas coisas. Sinto certa repulsa de como as coisas são no país onde eu moro. E ainda saber que Brasil tem o presidente que merece.

Beijos.
http://stayfortea.blogspot.com

Ellen Regina said...

Acho melhor me comunicar entre si."

17 - "A comunicação é moderna porque usa modernidades da atualidade."

Duas pérolas!
kkkkkk
:j

Neuro-Musical said...

"A Comunicação social é feita para nos comunicarmos"

ahuahuhuauhahuahuahu¹²³

Povoo burraoo!

Thanks for your comment!

Mundo P-O-P - O Seu Mundo da Música!

______________________________
http://mundop-o-p.blogspot.com

Pati* said...

Uma discussão sobre a Educação Brsileira é algo que rende muito pano pra manga...
Nesse semestre, estudando a disciplina Organização da Educação Brasileira descobri que de ORGANIZADA nossa estrutura escola não tem nada! Tudo faz parte um antigo processo que só poderia descambar na situação atual:
enquanto os governantes tentam desesperadamente diminuir os 14,6 milhões de analfabetos do país, 32% dos que tiveram acesso à escola sabem ler e escrever, mas não interpretam nada, não conseguem depreender sentido de um simples texto...
O que é condicionado desde o inicio da vida escolar explode aí nos absurdos de ENEM e VESTIBULAR, aí então aparece um monte de pessoas abismadas...
A situação é preocupante sim, pois enquanto esse estão invadindo a escola milhões de crianças se iniciam no mesmo caminho. O problema.
Estamos aí na luta,professores em formação sonhadores, que acreditam na melhoria de condição de vida do país a partir de uma mudança radical no sistema de ensino...
Pode até parecer UTOPIA, mas a iniciativa de Paulo Freire e de tantos outrosd nos fazem acreditar que sonhar sempre é preciso...

Desculpe o discurso inflamado, é que é quase impossível me manter "calada" diante de um assunto tão presente em minha vida e tão decisivo... se tivesse espaço eu debateria isso mais de um mês!

Quanto às pérolas, é aquela velha história: Seria cômico, se não fosse trágico!

Atualizei finalmente, passa lá em casa depois
Boa Noite

Anônimo said...

O que importa são só numeros para colocar em pesquisas pra depois dizer que estamos em uma boa colocação contra outros países, quando na realidade etamos é afundando
"O endomarketing é como se fosse o marketing endovenoso." Quero nem ver se for na intravenosa

Thiago Modesto said...

belo blog

www.maniacosporfutebol.com.br

DouglasFerT said...

Fiz uma pesquisa recentemente para um trabalho acadêmico (curso Comunicação Social) e fiquei abismado com a quantidade de pessoas, inclusive com formação seuperior - alguns cursando pós graduação - que dizem não ler jornal por sujar as mãos. UM absurdo.

Os brasileiros, quando não são analfabetos, a grande maioria são semi-analfabetos. Sabem ler, mas não interpetrar. o que eu vejo como mais absurdo.

Mas tudo bem. vamos criar programas (de esmolas) sociais, como o Bolsa-Família e o Bolsa-Escola.

Vamos dar esmolas aos pobres e TODOS os problemas serão esquecidos.

Thiago Modesto said...

oi de novo

Forlly said...

8 - (a questão dizia que a afirmativa era CORRETA, pedia só a justificativa ).
"Disconcordo com a questão. Ela não pode ser positiva. Nunca fiz prova que o professor dissesse que era afirmativa uma questão. Deve ser uma pegadinha, tipo do Faustão." sem comentários hahoaho'
pois bem, eu nunca gostei do brasil, só moro aqui por nao tenho outra opção. porém acho que ninguém pode pagar por isso.
agora uma coisa,ser o país do futebol,do caarnaval,das bundudas e do pagode não adianta nada.
a finlândia que tem a melhor educação do mundo, nem é 'pop' por ai.

Evan The Scarlet Angel said...

Eu não li tudo,me revoltei na metade.
É por isso que meu professor da faculdade diz que não falta emprego e sim gente capacitada para preencher vagas que exigem uma maior responsabilidade.

Anônimo said...

Ai, essas perolas universitarias, sao hilarias...pena que sao verdade...
que será do futuro dessa nação???

Prii Persi said...

Pouco estímulo, pouco investimento, pouco aprendizado, no ensino fundamental... é claro que essa merda toda ia se arrastar pro ensino superior.

Uma pena!

Revolução, já!

Beijo.

Neuro-Musical said...

Primeiro, valeu pelo comentário
E segundo, naum entendi o q vc quis dizer... Pq aassim, qualquer blog vai ter barra de rolagem. Pode me explicar melhor?

www.mundop-o-p.blogspot.com

Viviane Righi said...

É lamentável ter que acreditar que é verdade mesmo: universitários com um nível assim é o fim da picada. Não atribuo a culpa por esse caos somente à "educação no Brasil", mas, principalmente, aos próprios alunos. É necessário um esforço individual capaz de contribuir com a nossa própria formação. Se está ruim, se não aprendi o suficiente, se não dei conta, o que EU posso fazer para melhorar? Cruzar os braços, tocar o f....., publicar essas pérolas ridículas da educação no Brasil, não é o melhor caminho. Investir na própria educação, sim.

Anônimo said...

nooossaaaaa... que horror todas as frases são um assassinatoooO a lingua portuguesa!! =O

passa por lá..
http://como.sera.zip.net/
pode comentar em qualquer post...
estamos sempre tentando melhorar!!

bjim*
(blog duplo)

Provisório said...

Chega a ser nojento...
de que adianta acabar os analfabetos e aumentar os ignorantes?

Anônimo said...

Alguns políticos falam que vam GASTAR mais com educação. ERRADO.

O verbo certo é INVESTIR.

Aqui no Rio de Janeiro, todos os candidatos a prefeitura prometem acabar com a aprovação automatica. Que bom, por que aqui o aluno passa de ano sem precisar aprender.

tchau..

Anônimo said...

Putiz, eu faço comunicação social (Jornalismo) e é assim mesmo. Mas eu penso q deve ser por causa da digitação, pois quando digitamos ñ prestamos atenção em muuuita coisa.
Tb ñ é justificativa, né!?!!

Oferecimento, neófito mas distinto: chip-novo.blogspot.com

Pati* said...

Oiii
passando embusca de novidades!
Atualiza aí!
Bjão e boa terça

Bruna Brasil said...

Por causa dessa reportagem a professora apresentou para a a gente uma outra reportagem "Enem ai pra isso" acho que era algo desse tipo, mas enfim, é deprimente pensar em como a educação no Brasil é decadente.

BlogBlogs.Com.Br