quinta-feira, 28 de agosto de 2008



Qual é a origem da foto em que Albert Einstein está mostrando a língua?
Muitas são as versões sobre a foto. A mais plausível e que consta, inclusive, no site com os arquivos do físico, desenvolvido pela Universidade de Jerusalém, é a de que ela foi tirada em 14 de março de 1951, no seu 72º aniversário. Não se sabe quem é o fotógrafo mas ele trabalhava para a agência United Press International (UPI). Ao pedir ao físico que sorrisse, este, em resposta, mostrou a língua.


Como surgiu a linguagem algébrica da matemática?
Por volta de 400 d.C., um estudioso de Alexandria chamado Diofante experimentou usar símbolos para facilitar a escrita e os cálculos matemáticos. Cerca de 400 anos mais tarde, o matemático Mohamed Ibn Musa al-Khowarizmi escreveu o Al-jabr, um livro que trata da mudança de termos de um lado para outro de uma equação. Finalmente, as letras e símbolos como são hoje utilizados surgiram por volta de 1500. O responsável desta vez foi François Viète, que passou a representar valores indeterminados com letras.


As Mil e uma Noites

As Mil e uma Noites é o título de uma das mais famosas obras da literatura árabe, é composta por uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI.
A obra conta a história do rei Périsa, da Pérsia, que traído pela esposa mandou matá-la, desse momento em diante decidiu passar cada noite com uma mulher diferente, que era degolada na manhã seguinte. Dentre as várias mulheres que desposou Sherazade foi a mais esperta, iniciou um conto que despertou o interesse do rei em ouvir a continuação da história na noite seguinte.
Com sua esperteza, Sherazade escapou da morte e, para continuar vivendo, escreveu mil e uma noites. As Mil e uma Noites se tornou conhecida no ocidente a partir de 1704, graças ao orientalista francês Antoine Galland. O livro passou por diversas adaptações, a versão atual se baseia nas traduções de Sir Richard Burton e Andrew Lang, nessa as cenas mais “ardentes” foram eliminadas ou modificadas, ganhando um contexto menos sexual.
Praticamente todas as histórias se passam na região que corresponde ao Egito e a Pérsia.

FONTE: Guia dos Curiosos

11 Comments:

B. said...

Muito inteligente a Sherazade, adorei =D

Jonatas Fróes said...

O fato é que ele era bem louco hahahahaha... Adoro Einstein xD

Eu tenho uma versão das 1001 Noites em 3 volumes aqui em casa, bem grossos por sinal. Nunca tentei pegar pra ler, a fadiga domina muito mais. Mas parece bem interessante. Quem sabe não me motiva hhahahaha xD

[]'s

Musikaholic

Anônimo said...

Esse Homem é fascinante!

eu me refiro a Einstein!

uhahua

Muito bom seu texto!
parabens
http://murilloleal.blogspot.com/

Antonela said...

interessante o q escreveu

beijos

=p

sacodefilo said...

Não é só a foto do Einstein não... outras fotos me intrigam, por exemplo..

Aquele foto de olhar perdido do Che Guevara que virou molde de camisa...

Aquela foto da Marilin Monroe com cara de boqueteira...

Aquele foto do Chaplin com cara de pidão com Carlitos...

Essas fotos são lendas por sí só...
rs

Ariana said...

Adoro essa foto de Einstein! hauhua

Sobre Sherazade, eu já tinha lido essa história num livro. Achei super interessante a ideia a moça! ahaua

Beeijo
http://cogumelosverdes.blogspot.com

Alexandre Silva said...

O Guia dos Curiosos sempre traz algumas informações daquelas que vc não poderia morrer sem saber, hehehe

Essa foto do Einstein, como disse o Marcelo é tipo a imagem do Che, aquelas imagens universais. Todo mundo em algum ou qualquer lugar da Terra já viu...
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Wander Veroni Maia said...

Acho q tb vou tirar uma foto assim para posteridade...hehehe...rs. Zoeira! Post bacana, cara. Cheio de pesquisa e detalhes q eu nem mesmo sabia.

Abraço,

=]
__________________________
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo said...

E que o simbolo dos Stones tem a ver com a historia?? alguem sabe??

Anônimo said...

Putiz seu blog é muuuito bom...

Adorei saber dessa curiosidade da lingua do Einstein...rsrs...

Se vc me permiti eu vou colocar seu blog entre os meus blogs preferidos do meu pc.

Ps:Pro amigo q falo do Charlie Chaplin como Carlitos, pô era um personagem, e como excelente ator ele interpretou na foto tb...claro...rsrs

Bat Biscate said...

olha eu acho que provavelmente ele tinha um acido ou um ecstasy na lingua, mas deletaram no photoshop....

BlogBlogs.Com.Br