sábado, 6 de dezembro de 2008

Mini-Série Capitu



Comemorando o centenário de Machado de Assis, irá estrear na Rede Globo a mini-série Capitu. Personagem do livro "Dom Casmurro". A mini-série irá do dia 9 ao dia 15 e,terá apenas cinco capítulos.

A série acontece em duas fases: o amor romântico de dois adolescentes e a imaginação corroída pelo ciúme que Bento Santiago passa a ter da esposa Capitu e de Escobar, seu melhor amigo.

Segundo o site globo.com, na mini-série Capitu, estão presentes os requintes de uma superprodução, com uma história marcante contada de maneira inovadora, dirigido por Jorge Fernando, reunindo um elenco formado por nomes conhecidos como Maria Fernanda Cândido e Eliane Giardini e diversos atores que estréiam de teatro que iram fazer sua estréia na TV.

Espero que a mini-série, procure deixar o telespectador formar a sua opinião sobre a trama relatada. Pois cada pessoa tem certa opinião em relação à Capitu. Muitos acreditam que a traição de Capitu é real, já para outras pessoas, a traição só existiu na imaginação. E isso que torna a obra tão especial. Machado de Assis tinha essa capacidade de deixar a duvida em cada página que fosse virada, deixando a interpretação por conta do leitor.

Eu ainda não tive a oportunidade de ler Dom Casmurro, mas adorei o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Gostei pelo lado inovador, de interagir com o leitor, misturando a tragicomédia, sem esquecer do realismo de suas obras.

Para quem não gosta muito de ler livro de literatura, pode comprar o áudio livro do Machado de Assis. O Rafael Cortez do programa CQC, gravou “O Alienista”, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”.

E também tem a opção de ler a obra, através dos quadrinhos, como acontece com o livro “O Alienista”.



Gostei da proposta da proposta em transformar grandes obras em quadrinhos. Visando um público mais jovem, que não se interessa por literatura. Apesar que com esse modelo, limita a capacidade imaginativa do leitor.

Machado de Assis, é Com certeza, um grande nome de nossa literatura. E toda e qualquer homenagem é valida. Seja na TV, no teatro, em CD, cinema ou em quadrinhos.

38 Comments:

Lari Reis said...

Olá!
Adorei o post! Fiquei muito contente com essa proposta da Globo de difundir mais uma grande estória. Espero que a superprodução não detenha esse título por motivos de bons atores e bons efeitos. Espero mesmo que a estória possa ser transmitida de forma a possibilitar interpretações distintas. Livros fazem isso. Ao contrário de você, eu já li 'Dom Casmurro' e recomendo. Ainda não li o 'Memórias...' E ah, sobre as obras serem passadas para quadrinhos, não acho uma idéia muito bacana, mas sendo eficiente para difundir a literatura brasileira, eu apoio! Abraço.

Unknown said...

Hum... gostei muito agora dessa informação eu já li Dom Casmurro é recomendo, acho que a globo fez uma boa escolha.

valeu

yslaynyy58@hotmail.com

Unknown said...

nunca deixo de comentar. machado de assis é machado de assis...falar o que...agora representar uma obra de machado de assis vai da otica do diretor e de cada ator.
www.blogdaincerteza.blogspot.com

Jan Ribeiro said...

Já tinha ouvido falar dos audio-livros, mas história em quadrinhos pra mim é novidade! Estou super ansiosa pela minisérie, amei o livro semmesmo tê-lo lido, depois que li então me apaixonei e casei com ele, Dom Casmurro e Senhora foram os únicos que me fizeram brilhar os olhinhos...

Anônimo said...

Parabéns pelas escolhas literárias. Seu blog trz o que há de melhor na nossa literatura. Quanto a ter 20ou 40, não importa. Sabedoria é coisa para todas a gerações e idades e, pelo visto, nasceu contigo.Parabéns novamente.

O Frango... ® said...

Pelo menos a Globo vai fazer algo muito bom com a minissérie: vai estilizar os personagens.

Desse jeito, o imaginário do leitor vai ser preservado... mas espero que o clima de traição/não traição continue mantido. Se eles conseguirem fazer isso, vou tirar o chapéu pra eles!

kris said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo said...

Eu como sempre vou ver, pois adoro os seriados da globo...
Espero que seja tão bons como os outros!
Estou na espectativa!
Adorei seu blog...
Passa no meu tbm. =)
BjOs

Fabio said...

sinceremante, acho que essa miniserie vai ser um saco...

Leo Pinheiro said...

Tb acho válidos os novos suportes para os livros clássicos. Já que não são excludentes. Ou seja, nada impede que quem ouça o CD ou leia o quadrinho venha comprar a obra original.

Aliás o risco de se apaixonar é grande.

Sobre a MS: ela tem a chancela de LF Carvalho; o diretor mais caprichoso (em tds os sentidos) da TV brasileira.

*off post

Viu que novamente eu pintei aqui sem vc chamar (pelo okt) hehe

É só criar novos posts. Comento em tds eles!

Juca said...

acho que nem vou assistir. Mas deve ser legal pq as obras do Machado de Assis são legais.

Douglas said...

Dom Casmurro é Legal,Ja li o Livro...Acho que deviam fazer uma série de Quincas Borba.

Elton Rosa said...

cara! tou ansioso pela estréia dessa minisserie, eu amo demais Machado foram meus primeiros livros... não vou perder um capitulo

Leandro Bastos said...

Não assito TV. :~~

Jota said...

eu acho q ela naum vai ser uma boa miniserie

TIAGÃO said...

li o livro, e to afinzão de acompanhar a minisérie!
parece que é bem produzida, espero que seja bem dirigida e interpretada tambem, pois e muita responsa fazer uma minisérie baseada em Dom Casmurro e seu criador Machado de Assis

Plínio said...

Acho que vai ser muito boa!

André said...

Tive a oportunidade de ler "O Alienista" (em fragmentos) e me surpreendi com a forma única de Machado de Assis. Geralmente as obras representadas perdem parte do seu encanto, embora o esforço dos atores e diretor seja notável. Mas estou ansioso para assitir a minisserie da globo e creio que será de muito bom gosto.

Abraço!

Kacau said...

oka vim ti fazer uma visita, e vc sempre com textos interessantes, na minha opinião Maria Cândido esta um pouco velha para o papel mas prefiro aguardar pela atuação para dar um pitaco, sobre transformar em quadrinhos, acho a ideia maravilhosa, qualquer modo de chamar as pessoas para a leitura é válida ainda mais estas de qualidade. Otimo post como sempre.bj

http://messnatural.blogspot.com/

M.B. said...

great post!
tomara q a proposta da globo não nos decepcione!
Afinal, Machado de Assis é Aachado de Assis...

M.B. said...

machado de assis é machado de assis...

http://superslainte.blogspot.com/

Calango said...

hehehe

eu não assisto televisão, pra mim só tem porcaria...

mas essa mini-série parece que vai ser interessantes....


vou ver o q faço pra assistir...

rohit said...

lindooo blog
i like your blog
www.reddencyclopedia.blogspot.com

Miriã Soares said...

Gostei da idéia das obras em quadrinhos... vale tudo para incentivar a leitura! mas saber se a Capitu trai ou não o Bentinho nessa serie, no livro eu acho que sim...

Unknown said...

Eu nao tenho certeza se a globo conseguiria a ficar a altura de Machado... Mas é uma tentativa =)


http://alacarte-domeujeito.blogspot.com

Klaus said...

Espero que façam um bom serviço pra não piorar o senso literário de nossa população carente de leitura!
Machado introduziu à literatura de maneira bela a profundidade psicológica que talvez só Freud mais à frente viesse a fazer entender... Viva Machado! Como eu sempre digo - é preciso enfiar o Machado na cabeça, abrindo-a à novas idéias.
Abrç......

Vanessa Lee said...

Vc não leu "Dom casmurro"??? Leia e tire suas conclusões!!! hehehe
Geralmente (na verdade, sempre) eu nunca gosto das adaptações cinematográficas ou televisivas das livros que li. Mas vou arriscar e assistir!

http://lasanhadeabobrinha.blogspot.com/

Dr. Sam Bruce said...

Não curto essas mini-séries da Globo.
mas essa eu vou dar uma conferida;

Anônimo said...

Respondendo a visita da comunidade do orkut...
Pois é, sobre a minisérie do Don Casmurro... não vejo a hora de começar, gosto muito, mas não gostei muito do ator q ira interpretar o Bentinho adolescente.

Felipe Lucchesi said...

Estou curioso para ver essa série ! Já ouvi até gente que deixará de ler o livro para ver a série.Acho melhor ler e ver a série né?! Abraços !

Anônimo said...

Ótimo post, o livro é meio denso, porém eu achei legal e envolvente
um abraço

Anônimo said...

Esse mini-série promete ser boa, talvez eu assista.
Nunca tinha ouvido falar nessa obra, pode se uma boa ver.

;)

Wander Veroni Maia said...

Oi, Kadan!

Essa mini-série me chamou a atenção pelo estética visual, confesso. Pena que vai passar tarde da noite. Mas tenho certeza que vai ser uma obra interessante. TÔ ligado pra ver esse programa!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Dário Souza said...

Belisssimo caralho desde queridos amigos que eu nao via algo tao bonito,novo ,diferente,espetacular.Virei fã fã.Perfeito demais essa miniserie.Precisamos de mais capitus na nossa televisão.Globo interceda por nós.

Dário Souza said...

Cara comentando sobre o ep de hoje,axei inferior ao de ontem,mas ainda com a msm qualidade e encanto de sempre,o primeiro beijo,a evolução da personagem capitu ( ao meu ver) e aquela musica...Muito linda.Cara pq programas desse tipow sao tao raros de aparecer???

Bala Salgada said...

Como ela é linda, pelamor.
Doideira filmar a própria morte.
Beijos.

Felipe Felix said...

Ótimo seriado! Pra mim foi ótimo pq precisava ler o livro, mas perderia muito tempo lendo! A minisérie caiu como uma luva para mim.

Anônimo said...

gente sinseramante eu não gostei da mini serie da goblo ela infatiza uma comentario muito fuperficial não para com o livro ela é mai anplo em linguagem e a historia fica muito melhor contada por quem sabe conta (machado de asis)fim comentarios sobra minha critica deixem no meu orkut
perigo_familiavrs@yahoo.com

BlogBlogs.Com.Br