sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Realidade Virtual


uma japonesa pode ser condenada à prisão ou levar uma multa de US$ 5 mil por matar um avatar. O avatar é, para quem não sabe, a sua representação gráfica no mundo virtual, como ocorre em em Second Life ou um Orc em World of Warcraft. É a sua segunda vida, só que virtual.

No caso, a mulher ficou brava por ter terminado com o namorado (virtual - eles nunca haviam se visto). Ela conseguiu o login e a senha do cara e deletou a conta, jogando no lixo horas investidas no jogo. Aliás, o lugar da contenda foi o Maple Story, RPG estilão japonês que chegou ao Brasil tem pouco tempo. É o fim dos tempos?

Essas pessoas costumam viver cada vez mais isoladas socialmente. Buscando preencher uma carência, que através da realidade virtual é possível suprir.

Dentro desse tipo de ambiente, pessoas altamente retraidas, tem a chance de se libertarem de qualquer tipo de pudor. O gordinho que passa o dia acessando site pornografico, pode ser magro, popular e se tornar o sonho de consumo de qualquer mulher.

Esse paralelo entre ficção e realidade, funciona como uma dose de morfina. É muito prazeroso de inicio, mas assim que desconecta desse mundo, ele lembra que a conta de água está mais uma vez atrasada e, de manhã tem que trabalhar como arquivista no ecritório de contabilidade de seu tio.

31 Comments:

Karla Hack dos Santos said...

Tem vezes que este paralelo realmente se rompe..
Seria caso de sondenar ela?
Sei lá.. não entendo deste Secondlife... a multa até poderia ser aplicada, creio eu.

;P

bjus

sacodefilo said...

Kadan,

Acho que esta coisa da existência virtual por si só já é um espasmo esquizofrênico dos nossos tempos. A mulher se relaciona com o cara, ama, deseja, transa... tudo em universo virtual.
Acho que isso é uma maneira de suportar a dor de ser o que é. É a história do gordinho, cheio de espinha e punheiteiro que fica atrás do teclado , mas no mundo virtual tem a cara do Gianechinni e uma vida de aventuras como triplo X.
Veja que coincidência. Nessa nossa época surgem vidas virtuais, perfis fakes, rpg... tudo numa tentativa louca de ser alguma coisa que se está muito longe de ser.
No século passado, chamavam a isso esquizofrenia.

Abraços

Sandra Guimarães said...

A condenação deve ser por invasão de privacidade, já que ela pegou a senha e login dele mas, as pessoas realmente saem da realidade, q já não é muito agradável, para fazer este tipo de coisa, vai entender.



Gostei muito do blog, sucesso!

Muito obrigada pelo seu carinho e comentário no blog Coerencia Contraditoria http://coerenciacontraditoria.blogspot.com/
volte sempre que puder e comente tbm nos posts anteriores

Daan said...

è massaaaaa

Nat Valarini said...

A sociedade, a cada dia que passa, está mais bizarra.

Acho um absurdo condenar a doente moça, porque eles não correm atrás de quem comete crimes de verdade.

Essa mulherprecisa de ajuda psicológica e não de cadeia por matar um avatar. Se continuar assim, sem apoio vai chegar um momento que ela vai sim ter algo pelo qual deva ser condenada.

http://garotapendurada.blogspot.com/

Luccannus - Jesum Christum est semper! said...

Você foi bem feliz em seu comentário. Realmente, podemos constatar diariamente pessoas se passando por algo que não são de fato em mundos virtuais de jogos e afins.
Talvez seja esquizofrenia mesmo, conforme o Marcelo bem colocou acima.
Não sou expert em Psicologia, no entanto arrisco dizer que tais pessoas podem, eventualmente, estar sofrendo - ou em vias de desenvolver - uma crise depressiva intensa.
Não sentem-se bem consigo mesmas, têm baixa auto-estima, dependem totalmente da opinião alheia, não levando em conta a sua própria opinião (a ÚNICA importante), e tantos outros problemas psico-sociais.
Eu gostaria de me alongar mais, no entanto, não pretendo escrever um livro, mas fazer um pequenino comentário em seu blog - excelente, por sinal =)
A propósito: você já leu algum livro do psicólogo Augusto Cury? Leia! São verdadeiros tesouros. Esclarecem muito sobre essas crises psico-sociais do homem moderno, tecnológicamente rico, e tão pobre de si mesmo.

Grande abraço. Fique com Deus, na Paz.
______________

http://horateologica.blogspot.com/

Luccannus - Jesum Christum est semper! said...

Voltei... =D
________
A propósito, existe uma frase muito inteligente: "Homem: conhece a ti mesmo"...
Creio que se as pessoas praticassem tal frase, além de admirá-la, não só acabariam, realmente, se conhecendo a fundo, como tomando uma injeção que lhes torna-se imunes às crises psico-sociais dos nossos dias, onde, conforme já falei no comentário anterior, o homem é rico em conforto e tecnologia, mas pobre de si mesmo.
Essa pobreza de si mesmo, esse não se conhecer a fundo, leva o homem a projetar-se em padrões impostos pela ignorância alheia, leva o homem a chegar ao cúmulo da miséria e humilhação, ao negar a si mesmo para satisfazer a aprovação alheia...

kilder said...

legal o seu blog, é interessante o conteúdo!

boa semana.

Dota said...

Otima postagem...

Rafael said...

Second Life ja foi meu vício :P

Gleise Erika Cavalli said...

É verdade, as vezes as pessoas se prendem demais nesse mundo virtual. Outras guardam magoas, e são vingativas como essa mulher.

Agora acabei de lembrar q tenho q limpar o chão p/ minha mãe e estou aqui na net ...

hehe ...

Mais a gente tem q saber controlar nossas vidas, se gostamos de algo, não significa q devemos ficar presos apenas a isto.

Não conheço muito bem esse site, pra falar a verdade, não conheço nada dele. Mas um dia aprendo ...

Ótimo seu blog, ja vim aqui outras vezes ...

Fui ...

Jéssica Torres said...

é tão bom viver as coisas num mundo palpavel, por mais que eu tenha amigos "virtuais" não dá pra ter um vida virtual!
O virtual tem que fazer parte do real e nao o contrário!
Condenar ela?!Não sei... acho que quem se aventura nesse mundo tem que saber que esta sujeito a isso!

M.B. said...

juro que não entendo muito bem o quanto alguém pode envolver-se com o mundo virtual, trazendo-o pro real.
http://superslainte.blogspot.com

TIAGÃO said...

GOSTEI MAIS DA POSTAGEM DEBAIXO, SOBRE OS ANÚNCIOS QUE NÃO FORAM PRO AR, MTO LEGAL!

camila locatelli said...

"Queridos amigos" um seriado que tocou em mim bastante tmb, nos remete a conclusão de que quando temos uma amizade verdadeira, ela nunca irá se apagar, mesmo com os atalhos desatinos que a vida nos fornece.

Um grande beijo

http://falandosobrealgo.blogspot.com/

Flá Romani... said...

Caracaaaaa, qual será a vida "séria"....qual seria no futuro?????

rohit said...

muito simples
e belo blog você tem

At said...

kasokasoksaoksakoaskoaskoaksaosk.

esse povo é doido!
num tem mesmo o que fazer nao viu!

paga multinha baby!

:*

Fidalgo said...

pra mim isso eh fugir da realidade...! essa mulher tem algum problema...

Anderson said...

quer isso!!!As pessoas estão levando a vida virtual mundo a sério. Ao ponto de mofar em casa jogando achando que esta vivendo. Vai pra praia vai ao cinema, Sei lá curtir a vida de verdade.

Flá Romani... said...

Olha eu aqui de novo..... vou dar uma olhada em outros posts

Nicolle Longobardi said...

Eu detesto RPG pela perca total de tempo que ele significa.Respeito quem gosta mas eu particularmente não gosto.Aguardo sua visita,BjO.

humor lecal said...

ultrapassa o limite da nerdice...

Anônimo said...

Ao mesmo tempo pessoas fazem das mesmas plataformas um lugar de expressão único, onde manifestações artísticas e culturais se dão de forma que fora seria impensável! Provavelmente por esse carater "esquizofrênico" que citou nosso camarada Marcelo, muitos "hacktivistas" ou simplesmente artistas da "new media" fazem uso destes meios para criarem arte ou expressões subjetivas! São doislados de um mesmolado!

Wander Veroni Maia said...

Oi, Kadan!

Toda vez que leio esse tipo de notícia fico preocupado com o quanto as pessoas estão deixando a vida social de lado para se dedicar a ter uma vida social na internet. A que pontos esses personagens que vc citou chegaram, meu Deus!

Cara, indiquei seu blog para ganhar um selo inédito confeccionado pelo Café com Notícias! Passe lá e peque seu presente!

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Luccannus - Jesum Christum est semper! said...

E ai irmão, blz?

Cara, ganhei um selo e indiquei o seu blog. Passa lá e pega, ok?

Grande abraço. Fique com Deus, na Paz.

simple_chi! said...

omg esses caras saao doidos meeu!! eu lih outro dia que tavam querendo legalizah o casamento com personagens ficticios... o.0

Anônimo said...

uahsuhas, poxaaa, quero ver se vai ter algum tipo de pena de condenação pelo ato de deletar a conta...


auhauhsuahas
é cada coisa que se ver, mas pra eles é serio, é muito tempo perdido construindo uma vida e depois, tudo por agua a baixo...


=T


Comentario do:
http://temasnarcross.blogspot.com/

Chimia Man said...

Nos dias de hoje , as vezes se confunde!

Mr. e Mrs. Ironia said...

Assassinato virtual...
Que bom seria que fosse somente assim neste mundo real.

Ellen Regina - facetasdemim said...

Sinceramente, eu AAAAAAAAAAAAAAAAMO internet, AAAAAAAAAAMO computador, mas muito mais pq o computador é a única coisa que me acompanha, meu pensamento é muito inconstante, agitado, e o computador me abre diversas possibilidades dentro dessa minha agitação. Mas acho um saco orkut, msn e malas diretas de email. Acho q contatos virtuais só se justificam para quem realmente está distante, como meus irmãos, que moram em outra cidade... mas para relacionamentos rotineiros eu prefiro um tete-à-tete.

BlogBlogs.Com.Br