sábado, 18 de outubro de 2008

O Poder da Mídia


Um fato curioso que me chamou a atenção, foi o caso do seqüestro de 4 dias que aconteceu em Santo André na grande São Paulo. A grande mídia aproveitou da situação para alavancar alguns pontos no IBOP e vender mais jornais como é de costume, até ai normal.

A apresentadora sensacionalista Sônia Abrão do programa “A Tarde é Sua” da Rede TV, se aproveitou de uma situação como essa, de comoção nacional para promover seu circo do horror, que é o seu programa;

Logo no primeiro dia de seqüestro a produção de seu programa surpreendeu colocando um repoter negociando com o seqüestrador, tentando acalma-lo o “pobre garoto”.
Ontem (18)ela falou com ele, tentando a rendição do rapaz e a liberdade das meninas.

Ficou claro que a intenção era justificar o acontecido, colocando o sequestrador em papel de vítima, de uma sociedade contraria ao crime cometido por amor, é quase um texto Shakespeareano, com um final trágico, como o de Romeu e Julieta, ou seria "O Beijo no Asfalto" de Nelson Rodriguês?

A apresentadora Sônia Abrão tem o hábito de explorar o lado deplorável de nossa sociedade, desde pedreiro, que molestava sua filha até o fracasso que a carreira do cantor Nelson Neds se tornou.

A perguta que fica para todos nós é como uma emissora pode manter uma apresentadora como essa, sem um pingo de ética, que burlou o sistema de negociação da Polícia Militar.

Até o Datena que também tem hábito de ganhar IBOPE através das desgraças alheias, também criticou a a atitude da apresentadora em seu programa. O Comandante da policia militar, compartilha da mesma opinião e,informou que o rapaz iria se entregar, mas depois da entrevista ele voltou atrás.

Como é forte a influência da TV na sociedade, agora ele está sendo odiado por uma sociedade que se sensibilizou com o infortúnio sucedido. Até os presos mostraram sua revolta, com tamanha crueldade e, se acharam no direito de repreender a atitude de Lindemberg. Quanta hipocrisia!!!

Isso me faz lembrar do caso Isabela que “chocou” o país com tanta crueldade. Um crime que parou o país. Mas esquecemos que barbáries muito piores do que essas acontecem toda a semana e, nem por isso paramos para comentar.

Chacina em favelas, viciados queimados vivos em morros cariocas, traficantes que mandam matar famílias inteiras, moradores de rua sendo espancados até a morte e, por ai vai.

A mídia não divulga, pois, já é noticia velha, e ninguém vai dar importância, é preferível comentar o tamanho da bunda da mulherer Melancia, do que comentar o nepotismo no congresso.

Esse sequetro foi interessante para a mídia pelo fato do inesperado, pois, estamos acostumados com a noticia pronta, não com uma noticia que podemos ver ao vivo, ter o prazer fétido de ver desgraça sendo consumada diante de nossos olhos.

É a oprtunidade de muitas pessoas pequenas poderem "sentir pena" de outra. A oprtunidade única de se sentirem superiores ao seu semelhante!

Vou ficando por aqui pois, este post está sensacionalista demais para o meu gosto.

Entrevista do reporter da Rede TV:

http://www.youtube.com/watch?v=NZp3VU1rPWg&watch_response

37 Comments:

Paulão Fardadão Cheio de Bala said...

Isso só existe pq dá dinheiro, e dá dinheiro pq o povo assiste. As pessoas querem ver isso tudo, condoer-se, lavar a alma, sentir essas emoções baratas.

Anônimo said...

A verdade é que esse tipo de coisa só acontece no Brasil, dar espaço a um marginal na tv é foda!

Tentativas frustradas de transformar ele em coitado. Isso aconteceu no sequestro do Ônibus 174, eu assisti a um documentário que tenta convencer que o Sandro, o marginal, era uma vítima, não teve chances na vida e bla bla bla e que era um sobrevivente da chacina da Candelária e bla bla bla... Ridículo.


Provável que já tenha assistido, mas tem um filme que fala bastante sobre o poder da tv, se chama O Quarto Poder.

Infelizmente esse sequestro assim como outros, teve um final trágico.

É isso!
Sucesso aí!
Abração.

Anônimo said...

Concordo com quase tudo.
"(...), é preferível comentar o tamanho da bunda da mulherer Melancia, do que comentar o nepotismo no congresso."
Bom, tu não vai ver o JN falando da bunda da mulher melância , nem o TV Fama falando do nepotismo no congresso, isso é fato.

Garanto pra ti que essas matérias não ficariam rodando tanto tempo na midia se a massa não sustentasse a audiência.
É uma coisa complicada.


Não sei como a Sônia Abrão ainda tem emprego, ela é uma vergonha pro jornalismo.

jakared said...

a ética na tv está a um fio de ser totalmente rompida, e perder o cabaço de vez, muitos falso moralismo, criticas so veem depois da merda feita, criticar é muito facil depois de todo o ocorrido, agora essa historia vai durar mais 2 semanas e acaba, provavelmente o tal garoto vai ser morto na prisão, e dentro de 3 a 5 anos vamos todos ver isso no cinema.¬¬

Imperador Agellus Orochi Colossus Regis Mach V said...

Concordo plenamente. A mídia é o maior meio de manipulação, lembro do caso do índios que deram facãozadas no engenheiro no Pará, a rede Globo não mostrou o que o engenheiro falou ou fez para q o ataque tivesse acontecido. Alías nenhuma emissora mostrou.

Passa no blog da minha equipe depois:

http://alguemvaimeouvir.wordpress.com/

é um blog de humor e lixo, infelizmente, mas vez ou outra alguém aparece com um post interessante (normalmente sou eu, o resto é um bando de analfabeto...) ^^!

Leandro Merlllin said...

É a derrocada da mídia, afinal, tudo o que hoje rege o profissionalismo é o dinheiro.

Concordo também com alguns comentários que o próprio público gosta de ver esse tipo de coisa. Aliás, quem prefere ver uma hora de missa em uma TV religiosa à ver uma cobertura completa de uma massacre público no nosso caos social?!!

Se a mídia atua por esses meios é porque tem gente que gosta e que apoia esse tipo de sujeira. Mas é inegável que tipos frívolos como a Sra. Sônia e o Sr. Datena me fazem ter convulsões de tanto ódio. É cada um naquele quadrado. . .

Abraços
Leandro Merlllin
http://www.baladadocachorrolouco.blogspot.com

Euzer Lopes said...

Kadan, por incrível que pareça eu acompanhei esse seqüestro com um pouco mais de assiduidade que o caso da Isabela, por exemplo. Mas acompanhei na Globo News, Band e na Rede Globo. E quando eu falo em Band, quero dizer Jornal da Band, não o programa do Datena. Achei que foi uma cobertura realmente informativa, não tentando tomar partido, não tentando se deixar levar pela emoção. Esses telejornais informaram o que realmente aconteceu. Quanto a esses casos como essa jornalista que você citou, me faz sentir ódio quando penso que isso pode ser tachado como censura, mas acredito que deva haver algum órgão regulador nos veículos de comunicação que fiscalize essas aberrações que certos profissionais, em nome da tal liberdade de expressão, ousam fazer.
Ter liberdade não significa, em busca de pontos no Ibope, que se permita cometer erros ou atitudes que possam comprometer a ordem natural das coisas.
Veículos de comunicação jamais devem tomar partido de alguma situação sob o risco de criar um estado de histeria coletiva. Isso, sim, é um grave problema.

Mad Cientist said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Biel, o Bardo said...

bom, programas de conteúdo duvidoso sempre se aproveitam de tais acontecimentos... é fato. Fazem deles sua própria novela tentando ditar as regras e predizer o que acontecerá de acordo com a necessidade do programa em "manter as pessoas informadas"...

Wander Veroni Maia said...

Oi, Kadan!

Muito legal as suas observações. Mostra que vc é uma pessoa de opinião e atenta. A mídia cobre todos os fatos do mundo. Isso eu posso te garantir, como jornalista. O problema é vc achar veículos de comunicação que cobrem com mais engajamento esse ou outro assunto.

Daí vem o papel do público: de pesquisar quais os veículos ele pode encontrar esse tipo de análise e onde ele vai encontrar só o sensacionalismo barato.

Também, no meu blog, fiz um artigo sobre o seqüestro de santo André. Gostaria de lhe convidar para lê-lo.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Moderação Blogs said...

Pois é tava até comentando com ums amigos ontem...
A mídia deu muita credibilidade a esse caso... Penso eu que o cara tava afim de aparecer.

Rebeca . said...

é verdadee,gostei !
obrigada por comentar lá no meu .

Louise Mira said...

É porque ainda, infelizmente, há quem dê moral para esse tipo de jornalismo.

=(

http://www.rosas-inglesas.blogspot.com/

Caique Rago said...

Pois é companheiro, eu estive na conferência nacional de mídia cidadã (16 e 17/10) que aconteceu aqui em Recife, nós os participantes fizemos uma análise da conjuntura política na mídia, foi e é realmente muito triste saber que quem manda na nossa programação são os grandões à fins lucrativos, e conheci um movimento - Ética na TV / Quem financia a baixaria é contra a cidadania- o mesmo serve como instrumentos para promover os repeitos e princípios éticos na tv brasileira, que vem sendo uma grande mareira à defenção dos Direitos Humanos.
É, de fato impotante divulgar esse movimento que já coseguiu resultados bons, já conseguiram tiram uns programas do ar!
Visite lá o site do mov. : http://www.eticanatv.org.br/

A'ZaF said...

cara...sem noção, a mídia em geral usa o terror e sofrimento das pessoas para se promover. Claro que informação tem que ser passada ao telespectador, mas ficar 24 horas falando sobre a "desgraça" alheia para ter ibop é podre...

algumas emissoras fazem os plantões e continuam com sua rotina, levam a programação normal com poucas auterações, mas tem emissora que fica ali o dia inteiro falando a mesma coisa como se fosse mudar ou ajudar em algo.

abrax

Anônimo said...

eu coloquei um post sobre o caso, mas eu estou falando sobre a atitude da amiga de Eloa, a Nayara, pq eu axo q a atitude dela, apesar de ser mto arriscada foi uma aitude de amiga mesmo...

mas a sonia realmente axo q estrapolou mesmo...


http://s2simpleplanjg.skyrock.com/

Chris Milk said...

Veja. Eu sou uma pessoa que vivo à parte do mundo. As notícias chegam amim através de outras pessoas. Passo o dia dentro de um fórum, incomunicável, chego em casa e capoto na cama. Uma completa ignorante. Portanto, seria até ridículo eu emitir uma opinião sem saber exatamente o desenrolar completo da história. Mas, até onde percebi, a tatíca policial foi ridícula, absurda. Deixar que o rapaz pudesse se comunicar por telefone com emissoras de TV, deixar q uma adolescente fosse entrando no local onde o criminoso estava, deixar que perdurasse por dias e dias... Um circo.

"Se a via crucis virou circo, estamos aqui"

Beeeeeeeeeeeeijo! *

Dener said...

ele deveria ter levado um tiro.
ushauashaus.

a mídia é muito sem noção.
faz tudo pra ganhar dinheiro.

abraço.

João Henrique said...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitoria Viana said...

é verdade a media aaproveita muito desses casos!!
obg pela visita volte sempre
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=96323934468223275

Unknown said...

q ridiculo! nem fikei sabendo disso..
essa mídia já ta passando dos limites!
não tinham nada que se intrometer nisso, interferiu na cabeça do cara..

sacodefilo said...

Muito bom.
E acho que a mídia até atrapalha na maioria das vezes. A TV do sequestrador ligada no apartamento e toda hora chamada especial para falar que a polícia estava entrando no apartamento ao lado, que estava se preparando para uma invasão, que estva com atiradores na posição A, B, C... Isso atrapalha e muito.
A primeira coisa seria: repórter... 2 Km do local.
Acho isso tão estranho.

Anônimo said...

Tv ultimamente deixou de ser um meio de comunicação para ser um meio de influenciação.
As coisas vivem evoluindo,as vezes para pior como a Tv e outros vários meios.
As pessoas sempre tem o costume de fazer com que algo chame uma atenção muito grande quando elas saem ganhando. [FATO]

Alcione Torres said...

Eu nem quero pensar no que essa Sônia Abrão fez, viu! Não suporto o programa dela, a forma como ela explora os fatos e como ela dá apoio a tantos marginais. Já vi vários irem ao programa dela dar uma de coitadinhos e ela apoiando.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Marta said...

Infelizmente uma sucessão de decisões erradas, culminaram na morte uma jovem inocente.

Juca said...

isso realmente é lamentavel, a midia cai matando msm, não ta enm ai o que a familia ta passando. é sempre assim msm. antes era o caso da garotinha la, a Isabella, e agora esse caso. deve ta cheio de comunidades e protesto desse sequestro que terminou em tragedia, um bando de gente querendo ganhar membros e estão pouco se lixando pra o que aconteceu com a Eloá e a familia. Aquelas correntes idiotas que estão rolando pelo orkut e msn nem fala.

Juka

Hugo Bessa said...

Sônia Abraão não tem jeito mesmo. Quero ver o que ela vai dizer amanhã. Com certeza vai falar apenas dos erros nas negociações... Pelo menos uma vez na vida Datena disse coisas sensatas.
Abraço

Jéssica Torres said...

Péssima a atitude dela... péssima a atitude da mídia não em divulgar o acontecido, talvez com uma dose cavalar de sensacionalismo, mas péssimo certos crimes serem ignorados... Mas a mídia só dá o que o povo quer! A velha politica do pão e do circo!

Anônimo said...

Que Sônia Abrão atrapalhou tudo é verdade... imagina se ela fala alguma coisa que o negociador não gostasse, ia acabar de maneira pior... Gostei do Datena ter falado akilo, apesar q ele adora fazer média também...
Agora dar espaço pra bandido na TV é falta de ética... ela queria fazer ele de coitado, e ainda tava se sentindo a negociadora....

Gostei do Blog bem interessante, to te add no meu feed tah...
BJUSSS
e te convido a ir no meu blog tah... http://hectoplasma.blogspot.com

Lina :) said...

O poder de manipulação da mídia me assusta, às vezes.
O que me assunta mais ainda, no entanto, é o fato do povo, a grande massa, não compreender o que deveras acontece atrás das câmeras.
Um absurdo.

Anônimo said...

a mídia apertou o gatilho junto como Lindberg

Anônimo said...

Blog nota 10 !!!!!!!!!!!!!!!

Show de bola !!!!

Alexandre Silva said...

No meu blog tem um post igual oO...rs

Mas só vou reproduzir o que já disse lá: "Quem matou Eloá foi a OPINIÃO PÚBLICA!" Só isso...

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com/

Sandra Guimarães said...

Aproveitou para conseguir uns pontinhos no IPOBE foi pouco, foi horrível a maneira como o assunto foi abordado na grande maioria da mídia achei terrível.

Mas, fazer o que se o bom senso ainda é para poucos.

Ótimo post.

Assim que puder visite o Coerência Contraditóriahttp://coerenciacontraditoria.blogspot.com

MissCrazyLove said...

Putz
um absurdo msm!
como eles botam um repórter q num tem o mínimo de formação pra uma negociação de reféns pra fazer isso? em plena TV aberta??? por favooor!!!

Michel Domenech said...

A emissora a mantém porque ela lhes gera audiência (ou seja, dinheiro), eu falo a mídia não tá nem aí, como essa mulherer brincando com a vida de outrem. E o pessoal se sensibiliza horrores com o que a mídia apresenta à gargalhadas através das câmeras.

Luiiii said...

Eh bem por ai!..

Amor, te amo . POW POW POW!

BlogBlogs.Com.Br