domingo, 13 de fevereiro de 2011

Parabéns Ronaldo



Vejo muita gente que critica o Ronaldo, por puro clubismo, pelo fato dele ter vestido a camisa do Corinthians, puro clubismo sem sentido.

É sempre triste ver um jogador tão significativo para o futebol mundial, se aposentar. Imagino como foi a reação das pessoas, com a noticia de que o Pelé e o Garrincha não iriam mais jogar. Ou então quando o Zico se aposentou dos gramados, assim como vai ser triste para os Palmeirenses quando o Marcos parar de jogar, assim como vai ser triste para os São Paulinos, quando o Rogério Ceni se aposentar.

O Ronaldo estava fora de forma, tinha dificuldade de perder peso, sem contar que reclamava de dores no corpo, devido a quantidade de cirurgias. Cirurgias e problemas de saúde, que não foram poucas:

1 - operou o tendão patelar em 1996.
2 - teve convulsão na Copa de 98.
3 - teve rutura parcial desse tendão em 99.
4 - em 2000 rompeu de vez e foi operado novamente.
5 - teve lesão muscular na coxa em 2001.
6 - teve lesão na virilha em 2003.
7 - lesão nos tendões do tornozelo em 2005.
8 - lesão na panturrilha em 2006.
9 - operado da tíbia para retirada de calcificações em 200
10 - sofreu 5 ruturas musculares em 2007 e 2008.
11 - rompeu o tendão do outro joelho e foi operado em 2008.

No Corinthians foram inúmeras lesões dos mais variados graus, desde lesão no adutor da coxa direita até fratura da mão, onde ocasionou na cirurgia na mão em 2009.

Apesar dos torcedores que admiram ele e seu futebol, sempre esperarem mais uma recuperação, mais um superação, infelizmente ele não é de ferro, e estava na hora de encerrar a sua carreira, que foi brilhante como um todo. Teve muito mais vitóriase glórias do que derrotas.

Já não era mais o mesmo fenomeno de antes, não tinha nais a explosão do tempo de Barcelona, não tinha a forma fisica do tempo de Inter de Milão. Em campo era uma fagulha do jogador que foi, tinha lampejos do artilheiro de todas as copas, as vezes tinha lances que fazia menção ao tempo onde ele se consagrou como 3 vezes o melhor jogador do mundo.

Infelizmente nenhuma carreira é eterna e nem a mais genial, das carreiras, serão eternas. Mas sou grato a tudo o que o Ronaldo representou para o Corinthians e para o Brasil.

2 Comments:

Junior Silva said...

Olá Kadan

Nós corinthianos fomos privilegiados em vê-lo vestindo o manto.
Mas realmente quem ganhou foi o Brasil.
Ronaldo fará falta, mas é um gênio eternizado.

Abraços.

Unknown said...

blog bem feito parabens ao dono
http://newclicks.webnode.pt/

BlogBlogs.Com.Br