domingo, 29 de novembro de 2009

Pequenas Igrejas Grandes Negócios


Reportagem de Hélio Schwartsman, da equipe de articulistas da Folha, mostra que bastam cinco dias úteis e R$ 418,42 para criar uma igreja no Brasil com CNPJ, conta bancária e direito de realizar aplicações financeiras livres de IR (Imposto de Renda) e de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A reportagem, publicada neste domingo na Folha, informa ainda que não existem requisitos teológicos ou doutrinários para a constituição de uma igreja nem se exige um número mínimo de fiéis --basta o registro de sua assembleia de fundação e estatuto social num cartório.

Além de IR e IOF, igrejas estão dispensadas de IPTU (imóveis urbanos), ITR (imóveis rurais), IPVA (veículos) e ISS (serviços), entre outros impostos.

Essa não é uma crítica a nenhuma igreja específica, que fique claro, apenas as pessoas que se aproveitam disso.

Você acha que a facilidade em tirar proveito das leis leva a muitas pessoas a fundarem ingrejas cujo único propósito é arrecadar o dinheiro dos fiéis?

3 Comments:

Junior Silva said...

Olá Kadan

Gostei do trocadilho do título rs.

Bom, falando sério, acho que no Brasil algumas leis, ao invés de punir ou coibir práticas ilícitas, se tornam um verdadeiro incentivo a tais atos. Mas também não adianta criar leis mais severas se não vier junto uma eficiente fiscalização.
Acho que não precisa necessariamente taxar as igrejas com impostos, mas um controle rigoroso sobre as pessoas que fundam essas instituições em relação às suas respectivas ideneidades seria bem-vinda.

Abraços.

Trevo sem Folhas said...

Muito bom texto. Já falei sobre esse assunto em meu blog há algum tempo atrás, e realmente esse situação é estarrecedora. Ninguém tem o direito de brincar com a crença alheia e ainda por cima conseguir um dinheiro fácil através da fé. Na cidade onde moro, em uma das estradas que saem do município, há um pequeno templo contruído com bambú. Pode parecer loucura, mas há, e fico imaginando o tipo de pessoas que frequentam e o tipo de gente que dirige tal recinto.

Erich Pontoldio said...

Com certeza existem pessoas que são sedutoras e tem o dom da palavra e usam para confundir as pessoas que estão precisando de palavras amigas ... é dinheiro fácil!!!

BlogBlogs.Com.Br